A pluralidade de uma instituição acadêmica dá a ela uma moldura essencial de reflexão. Aos pés de cada acadêmico, se testemunha a releitura do mundo atual. Na hora de se fazer a retrospectiva da compreensão do mundo, percebe-se a capacidade de cada um, para que encontrando-se na sua cultura, se proponha o que fora refletido.
Há, portanto, sempre uma base de tensão na reflexão plural, pois todos podem, a partir de um pensamento, difundir outros mais com base naquele que fora apresentado, sem com isso, deixar de ser um pensamento múltiplo. Deve, todavia, não ter esta tensão como se ela tivesse como objetivo a seção de ideias. Antes, porém, é um pensar o conhecimento que humaniza esta moldura de reflexão, sem, por outro lado, tentar emoldurar o pensamento, porque o pensamento obedece aos princípios racionais. Sua nudez é se despir de todos os ditames que prendem o pensamento ao singular, o particular de cada experiência humana. O pensamento livre se alimenta de uma pluralidade na qual todos podem encontrar o caminho reflexivo, bastando, para isso, tatear por entre os diferentes temas que tocam o existente.
Todas as pessoas são convidadas a enxergar o caminho da razão que leva a pessoa parir o que foi enxertado em sua consciência. Aqui para poder seguir com este pensamento plural, se precisa saber quem e o que enxertou? A Sabedoria é quem dá o saber, todavia. A Sabedoria responde “quem”, e o saber dá a resposta “que”. O homem é enxertado pela sabedoria, ele tem consciência do que faz, e fazendo, manifesta a sua essência que o distingue de todos os animais: sua racionalidade. Cada pessoa é diferente uma das outras; uma diferença essencial, mas semelhantes, parecidos enquanto humanidade.
Quando pensa no plural, multiplica-se. É cheio de diversidade. O parto da sabedoria é o conhecimento que inicia logo nos primeiros instantes da vida de uma pessoa. Todos estamos conhecendo a multiplicação do pensamento na sua forma plural, por fim.
Por: Padre Joacir d’Abadia, filósofo, autor de 15 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, bacharel em Teologia e Filosofia, Pároco da Paróquia São José Operário Formosa-GO/Diocese de Formosa-GO | Contato: 61 9 9931-5433
Comments
No comment