A Província Carmelitana iniciou os preparativos para o Jubileu Centenário da Mãe do Carmelo como Rainha da cidade do Recife e de Pernambuco a partir da 322ª edição da Festa de Nossa Senhora do Carmo.
Na última segunda-feira, 16 de julho, o dia dedicado à Mãe do Carmelo acolheu milhares de fiéis na Basílica do Carmo. Às 10h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio, presidiu a missa solene no interior do templo.
“O rosto de Maria na Evangelização da Igreja” foi a temática da festa, na qual a Província Carmelitana do Recife apresentou aos fiéis o desafio de restaurar a imagem da santa padroeira, que necessita de reparos, conforme o reitor da Basílica do Carmo, Frei Rosenildo Alexandre.
O reitor pede não somente doações para o restauro da imagem como também para a cúpula de Nossa Senhora do Carmo, localizada no altar principal da igreja.
A imagem e a cúpula são datados do século XVII e foram doados aos carmelitas pela Rainha de Portugal, Dona Maria I.
No período vespertino, o Arcebispo Dom Fernando Saburido presidiu a solene missa campal, no pátio do Carmo. Em sua homilia, o prelado salientou que Maria Santíssima aceita ser nossa mãe e está presente em todos os momentos da vida de seus filhos, assim como fez com Jesus Cristo.
Em seguida, Dom Fernando lembrou que é preciso que os católicos estejam atentos para acolher os irmãos que sofrem e passam por dificuldades: “Especialmente nós, nordestinos, não podemos ficar indiferentes ao sofrimento alheio, temos de acolher e ajudar os irmãos que carecem de apoio”.
Encerrada a cerimônia, houve a tradicional procissão partindo da Basílica, presidida pelo arcebispo e sendo formada pelas irmandades e confrarias dedicadas ao Carmelo, que conduziram o andor de Nossa Senhora do Carmo pelas principais ruas do centro do Recife, renovando o compromisso de fé da população pernambucana com a Virgem Santíssima.
Com informações da Arquidiocese de Olinda,Recife e Gaudium press
Comments
No comment