Nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2025, acontecerão o XIX Congresso do ECC (Encontro de Casais com Cristo) da Região Nordeste. O evento será realizado na Diocese de Crato, que é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no estado do Ceará. Sua sede é a Catedral de Nossa Senhora da Penha no município do Crato. A cidade anfitriã será Juazeiro do Norte no Ceará. Hoje e amanhã, a imagem de Nossa Senhora da Penha visitará a paróquia de Santo Antônio de Itororó.
O tema abordado será: “Família, berço da Santidade e da Formação Integral” e o lema: “Colocando a família aos cuidados de Deus”(SI 55,22).
A Diocese de Ilhéus e todas as Dioceses do Nordeste brasileiro estarão participando do referido Congresso, através de seus Bispos, Diretores Espirituais, casais regionais e casais (arqui) diocesanos.
Para tanto, a imagem de Nossa Senhora da Penha, que é a Padroeira da Diocese de Crato e do XIX Congresso do Encontro de Casais com Cristo da
Região Nordeste, estará peregrinando por todas as Dioceses que tem o Encontro de Casais com Cristo implantado.
Nesta quarta-feira (27/11), a imagem visitou a paróquia Santa Rita de Cássia, na diocese de Itabuna (BA), na Santa Missa Eucarística, que teve início às 18h e foi presidida pelo Pe. Frei Luciano Martins (pároco da igreja matriz de Santa Rita de Cassia, situada no bairro São Caetano na cidade de Itabuna).
Na homilia, Pe. Frei Luciano ressaltou a importância da peregrinação da santa: “Hoje é o dia que a gente recebe a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha. Por que peregrinar? Por que a imagem sair do seu canto? Qual a nossa necessidade em acolher uma imagem de Nossa Senhora? Qual a nossa necessidade de acolher uma imagem peregrina da mãe de Deus e Nossa? Ou ainda, qual a necessidade de celebrarmos hoje e tantas datas o título de Nossa Senhora? Hoje, celebramos Nossa Senhora das Graças. No próximo dia 8, celebraremos Nossa Senhora da Conceição . E assim vai. É para colocar Nossa Senhora no local do grande mistério da nossa fé, que é a paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor? Não. É para dizer que Nossa Senhora é mais do que a eucaristia e de que a palavra? Não. Peregrinar é estar junto com Nossa Senhora. É dizer para nós e para o mundo, principalmente para os incrédulos, a respeito da mãe de Deus e Nossa. É dizer que a gente pode contar com a poderosa intercessão de Nossa Senhora. A gente pode contar, ratificar, gritar para o mundo que a mãe de Deus e Nossa está a peregrinar com o seu povo, que somos nós, e estamos a caminho da santidade, sozinho, esse caminho ficará ainda mais longo e mais difícil. Com a presença materna, com o auxílio materno, com a peregrinação de Nossa Senhora em nossas vidas, a gente terá sempre forças, orientação, uma companhia, uma presença materna, para nos auxiliar no caminho rumo à santidade. Eu vou repetir mais uma vez, se Deus Todo-Poderoso necessitou de Nossa Senhora, imaginemos nós, irmãos e irmãs…a gente está ao passo para iniciar mais um ano litúrgico.”
A peregrinação da imagem na Diocese de Itabuna teve início no dia 20/11 e segue até o dia 29/11/2024.
Confira abaixo, as datas das visitas da imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha:
Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas (20/10),
Eunápolis (30/10),Ilhéus (10/11),Itabuna (20/11), Arquidiocese de Vitória da Conquista (30/11), Diocese de Caetité (10/12), Bom Jesus da Lapa (20/12), Irecê (05/01/2025), Rui Barbosa (15/01), Jequié
(25/01), Amargosa (05/02), Cruz das Almas ( 15/02), Arquidiocese de Salvador (25/02),Camaçari (05/03), Arquidiocese de Feira de Santana
(15/03), Alagoinhas (25/03), Serrinha (05/04), Senhor do Bonfim (15/04),Juazeiro (25/04), Paulo Afonso (05/05),Propriá (15/05),Arquidiocese de Aracaju (25/05), Estância (05/06).
Comments
No comment