Paróquia Santa Rita de Cássia inicia festejos do Sagrado Coração de Jesus

, Destaques

Com o tema central “Em oração e missão com Jesus”, a Paróquia Santa Rita de Cássia realizará de 4 a 7 de junho o Tríduo e Festa do Sagrado Coração de Jesus na Igreja Matriz, bairro São Caetano, Itabuna – BA.

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada na sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi.
A programação do Tríduo inicia nesta terça-feira, 4, às 19h com celebração da Santa Missa e tem como lema da noite “Iluminados e purificados pelo Coração de Jesus”.
A liturgia proclamada será feita pelo Grupo Santo Antônio e os convidados da noites são a Legião de Maria, a Pastoral do Dízimo, o Terço dos Homens e os Músicos Na segunda noite dos festejos ao Sagrado Coração de Jesus, quarta-feira, 05, a Santa Missa iniciará às 18h, com a Renovação Carismática Católica (RCC) proclamando a
liturgia e tendo como convidados da noite o Grupo Padre Pio, a Ordem Franciscana Secular (OFS), o Encontro de Jovens com Cristo (EJC), o Grupo Desperta, a Pastoral da Catequese e as Comunidades da Paróquia. A reflexão da noite será o lema “ Enviados em missão”.

A última noite do Tríduo, quinta-feira, 6, às 19h, traz como lema “Semelhantes ao Sagrado Coração de Jesus” e tem como convidados a MESCE, a Pastoral Familiar, a Pastoral do Batismo, as Consagradas e Consagrados, os Coroinhas e Acólitos e o Encontro de Casais com Cristo (ECC). A liturgia proclamada é de responsabilidade da Pastoral do Dízimo na Celebração Eucarística.
Na sexta-feira, 7, será o grande dia da Festa do Sagrado Coração de Jesus, onde o tema central será refletido na Santa Missa e terá o Apostolado da Oração na liturgia proclamada, sendo todos os Grupos, Movimentos, Pastorais e Comunidades convidados para esta noite de bênçãos.

HISTÓRIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Santa Margarida Maria Alacoque foi uma das principais religiosas da Igreja a propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ela nasceu na Aldeia de Lautecour, na Borgonha, em 1647. Nessa época apesar de já existir, a veneração não era muito conhecida. A sua missão foi dar-lhe impulso e difusão universal, adaptála às necessidades da Igreja Católica nos tempos modernos e fixar as práticas de piedade mais adequadas às novas circunstâncias.
Ela teve uma revelação do Sagrado Coração de Jesus quando ouviu: “Meu coração Divino está inflamando de amor pelos homens e por ti. Preciso difundir as chamas do meu coração para enriquecer a todos com os preciosos tesouros do meu coração.
Assim nasceu a festa do Sagrado Coração de Jesus. A mais célebre das aparições foi em 1675, quando Jesus pediu a Santa Margarida Maria que fosse estabelecida uma festa para honrar seu Coração: a sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, comungando-se nesse dia e buscando desagravá-lo com atos fervorosos.
Roma autorizou somente 90 anos mais tarde, em 1765, com missa própria. Somente em 1856, a pedido dos bispos da França foi estendida à Igreja.

Na visão de 1688 Jesus indicou o papel que as visitandinas e os padres jesuítas deviam ter na difusão da devoção ao Sagrado Coração. Que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus continue proporcionando a cada pessoa o alívio das dores, a certeza da paz, a alegria do amor, o incentivo para missão, a disposição para a caridade, o desejo de servir ao irmão. (Fonte: https://aomej.org.br/sagradocoracao-de-jesus)
Texto: Pastoral da Comunicação/Paróquia Santa Rita de Cássia/Diocese de Itabuna(BA)

Deixe uma resposta