“Dando continuidade a novena de preparação para a Festa de Santa Rita de Cássia, no seu segundo dia, A Igreja também hoje, além de lembrarmos de Santa Rita, faz memória a São Matias, e o evangelho desse dia nos já refletíamos a uns domingos atrás sobre a importância de permanecermos em Deus.” Assim iniciou a reflexão do Frei Luciano Martins OFM Cap, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia (São Caetano), em Itabuna/BA, que presidiu a Santa Missa da 2ª Noite do Novenário de Santa Rita de Cássia, às 19h.
No decorrer da homilia, o Frei Luciano nos fez refletir sobre a importância de vivermos o evangelho proclamado que é um conselho de Jesus para nós, que é permanecermos no amor trinitário, pois precisamos amar o outro, mesmo que pareça difícil. “Eu digo sempre meus irmãos e minhas irmãs, que Deus percebe e conhece a nossa fragilidade, porém Deus não nos pede o impossível. É difícil amar uns aos outros sem interesse. Pode até ser! Mas não é impossível, porque se fosse impossível, Deus não nos pediria isso. Pelo menos a gente precisa exercitar esse amor para com o próximo. É preciso aprender a suportar os outros e criar a uma política da boa vizinhança. Respeitar a diferença, mas também acolher. Isso tudo é um exercício diário. E esse amor próximo deve ser um amor verdadeiro, um amor sem nada em troca e a gente precisa encara esse próximo a pedido de Nosso Senhor no dia de hoje”, completou Frei Luciano.
Ainda, segundo o presidente a celebração, “A Igreja do Brasil celebra o ano da Oração e nós precisamos estar em comunhão com a Igreja do Brasil. E o tema de nossa festa não poderia ser outro, senão, redescobrir a oração olhando para a vida de Santa Rita de Cássia, nossa santa tão querida. Ela que teve uma vida tão difícil com os filhos, com o esposo e com os parentes, mas o que manteve Santa Rita de pé foi a fé e a credibilidade que ela tinha em Deus, pois era vislumbrada através da oração. Foi por isso que Santa Rita superou tudo com sabedoria e nunca se sentiu sozinha, pois ela clamava e a Trindade Santa escutava, e hoje ela está sendo venerada, está sendo acolhida por cada um de nós. E quando celebramos a novena de Santa Rita a gente está agradecendo a Deus os atos heroicos dessa mulher. Quando celebramos a novena de Santa Rita vamos descobrindo a abertura de oração que Santa Rita teve em acolher Deus e sua proposta em sua vida, mesmo com as adversidades. Que Santa Rita nos ensine a redescobrir a importância e o valor da oração”.
Para Kauana Ferreira, coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santa Rita de Cássia, “graças a Deus o novenário está lindo e bastante participativo pela comunidade local e por outras paróquias. Santa Rita é tão querida e não poderia ser diferente. Estou feliz também com a participação dos devotos pelas redes sociais da nossa paróquia. Estamos tendo bastante interações”. Vale lembrar que a Pascom está transmitindo o novenário através do Youtube e fazendo toda cobertura através das redes sociais (Instagram e Facebook).Para acompanhar acesse: https://www.youtube.com/@igrejasantaritaoficial.
A conclusão do momento de reflexão foi um conselho dado pelo Frei Luciano: “Nas suas oração não converse com Deus como uma pessoa distante, mas como uma pessoa próxima. Talvez a gente não enxergue fisicamente esse Deus, mas espiritualmente a gente possa sentir na oração a presença da Trindade Santa”.
Os convidados da noite foram a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, as Equipes de Nossa Senhora, Religiosos e Religiosas, o Grupo Santo Antônio, o Grupo Padre Pio e a Pastoral da Comunicação (Pascom). A responsabilidade da liturgia cantada ficou por conta do Ministério de Música Santo Antônio e a quermesse ficou sob a organização da Legião de Maria e dos Consagrados e Consagradas, que contou também com som ao vivo.
Lembramos que todas as noites, às 18h, durante os festejos, é realizado o Momento Mariano, onde todo o povo de Deus tem a oportunidade de orar pedindo a intercessão de Nossa Senhora, a Mãe do Salvador, Jesus Cristo, e nossa também.
Texto e fotos: Pastoral da Comunicação/Paróquia Santa Rita de Cássia de Itabuna(BA)
Comments
No comment