1º Catequista a ser instituído do RNE3 é da Diocese de Eunápolis

, Destaques

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá um momento especial durante sua realização, entre os dias 10 e 19 de abril, em Aparecida (SP). No dia 13 de abril, sábado, a missa do encontro do bispos contará com o rito de instituição do ministério de catequistas, no qual catequistas de todos os dezenove regionais da Conferência receberão a designação desse ofício.

O ministério de catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério. O Ministério foi instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021.
Catequistas de 19 regionais já estão confirmados para a celebração, que será realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), a partir das 7h da manhã.
No Regional Nordeste 3 que compreende os estados da Bahia e de Sergipe, o catequista que foi indicado pelos Bispos para ser instituído no Ministério é o Flávio Souza, da Paróquia N. Sra. Aparecida, na cidade de Itabela-BA, pertencente a Diocese de Eunápolis. Flávio é catequista há 25 anos e teve sua formação e experiência adquirida na Comunidade São Francisco. Já exerceu também a função de coordenador foraneo, vice-coordenador Diocesano, coordenador da Sub-região 6 e hoje, atua também na Coordenação da Pastoral Catequética no Regional Nordeste 3 e da escola Bíblico-Catequética Dom Jairo.
 
“O trabalho de catequista é uma missão importante dentro da igreja e nas atividades de evangelização, mas é diferente de outros serviços. isso porque o catequista é um educador na fé que utiliza a pedagogia do senhor de nazaré respeitando o tempo e a idade”, ressaltou Flávio. “É uma alegria ter sido indicado pelos bispos do regional, para ser instituído, pois é um reconhecimento da dedicação à catequese, como forma privilegiada para a evangelização, acredito que junto, vem o reconhecimento de milhares de catequistas, que são ou se tornaram baianos e sergipanos, deste regional rico em diversidades e que assim como eu desempenham sua função com alegria, amor e dedicação nesse regional”, concluiu.
A Celebração será transmitida pela TV Aparecida ao vivo.
 
 
 
 
 
 
 
 

Deixe uma resposta