O diácono permanente da Diocese de Ilhéus, Rodrigo Dias Souza, que também é o coordenador da Equipe de Subsídios da CNBB Regional Nordeste 3, estará em Roma, onde participará de uma conferência internacional sobre o diaconato, promovida pela Comissão de Diáconos Italianos. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de abril, na Basílica Papal de San Lorenzo Fuori le Mura. “Eu serei o único diácono permanente da América Latina presente. A expectativa, primeiro, é de uma grande felicidade. Terei a oportunidade de falar para diáconos da Comissão Italiana, de contar um pouco sobre a minha experiência, mas também da vivência aqui no Brasil. Este é um momento de alegria e a Páscoa, literalmente, é isso. Essa viagem se dá justamente dentro do período da oitava da Páscoa e é nessa perspectiva que vai ser o encontro”, disse.
Para participar, o diácono Rodrigo recebeu o convite do presidente da Comunidade Diaconal da Itália, diácono Enzo Petrolino. “Para mim é uma grande alegria representar, ser porta-voz de tantos diáconos, e de homens e mulheres que servem, que estão ou não no Ministério Ordenado, mas que vivem a vida para servir. Nós temos um país que tem dimensões continentais, mas eu penso e tenho preparado um pouco a fala, vendo várias experiências que acontecem na América Latina, tendo como o primeiro pontífice um latino-americano, que é o Papa Francisco, e destacando o que isso também fez para que houvesse uma repercussão, uma evolução, eu diria, do diaconato”, afirmou o diácono Rodrigo.
De acordo com o diácono Rodrigo, a conferência será um momento de sinodalidade. “Espero que possamos dialogar muito. Na minha fala, vou frisar sobre essa dimensão do diálogo, da escuta, de ver a realidade e quero incrementar nessa nossa conferência a imagem da nossa Santa Dulce dos Pobres: se tem uma pessoa que viveu a sua vida como diaconia, foi ela. Na minha fala, no meu discurso, eu vou utilizar Santa Dulce como referência para todos os diáconos que querem viver o ministério para além do altar”, destacou.
No retorno, com o coração aberto, o diácono Rodrigo anseia por trazer muitas experiências, fazendo da vida um local de missão. “Espero voltar com aquilo que é próprio do Evangelii Gaudium, do Papa Francisco. Voltar encharcado com a força do Espírito Santo para continuar a missão. O diaconato também está inserido no mundo do trabalho e eu espero poder reanimar os meus irmãos, aqueles que estão no processo de formação, para esta vocação específica, tão antiga e tão valorosa na Igreja”, disse.
Para o Regional Nordeste 3, o diácono Rodrigo faz um pedido: “Peço aos padres, aos bispos, aos diáconos e, sobretudo, ao povo de Deus que rezem por mim, este pobre servo que está à serviço da Igreja, do Regional Nordeste 3, da Igreja no Brasil. Rezem, pelo menos uma Ave Maria por mim”, concluiu.(cnbbne3)
Comments
No comment