Os membros do “Terço dos Homens” da Diocese de Itabuna (BA) divulgaram uma nota lamentando o falecimento, na manhã desta terça-feira, dia 14, em Itabuna, do professor e ex-presidente da Câmara de Vereadores local, Edmundo Dourado. Católico praticante, professor Dourado, como era carinhosamente conhecido, era um dos mais antigos membros do movimento leigo da Igreja. Durante décadas, participou ativamente das iniciativas comunitários itabunenses.
Sergipano de Umbaúba, Edmundo Dourado Silveira completou 86 anos no último dia 03 de outubro. Era militar reformado do Exército Brasileiro e faleceu no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, vítima de complicações clínicas. Em Itabuna, lecionou nos Colégio Comercial, Colégio Divina Providência, Colégio Ação Fraternal, e na Faculdade de Filosofia de Itabuna, Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna. Na Uesc-Universidade Estadual de Santa Cruz, foi professor de Lógica.
Grande defensor da Educação e incentivador dos jovens, Dourado gostava de ser chamado de “educador” e formou, ao longo de quatro décadas, quase quarenta mil alunos. Em Itabuna, ele idealizou e implantou o Curso Pré-Vestibular Cuca, o Colégio Gama e o Colégio e Curso Sistema – este último, considerado uma melhores estabelecimento de ensino da Bahia.
Professor Durado teve uma marcante atuação na política itabunense, tendo sido eleito vereador. Durante o seu mandato como presidente da Câmara de Itabuna, em 1990, foi criada a LOM-Lei Orgânica do Município, primeira do nordeste brasileiro.
Nos movimentos sociais, Dourado foi um dos criadores do GAC-Grupo de Ação comunitária de Itabuna, dirigente do Rotary Club Itabuna, e membro do Fórum Permanente de Segurança Pública em Itabuna. Era membro da Academia Grapiúna de Letras e ocupava a Cadeira de nº 19, cujo patrono é Gil Nunesmaia.
Em sua homenagem, a Câmara de Itabuna criou a Escola Legislativa Professor Edmundo Dourado. Em 2012, o Ieprol-Instituto de Educação Profissional criou o Laboratório de Matemática e Robótica Prof. Edmundo Dourado.
Edmundo Dourado deixa uma legião de amigos e viúva, D. Maria Lucia, e os filhos Mariângela, Flávia, Cláudia e Paulo Roberto – “Beto Dourado”, também professor e ex-vereador em Itabuna. Também, quatro netos: Pryscilla, Neto, Letícia, Felipe e Pedro Ricardo, e três bisnetos: João Pedro, Beatriz e Alice.
O local do velório e o horário do seu sepultamento ainda não foram divulgados pelos seus familiares.
Fonte: Blog do Bené
Comments
No comment