O escritor baiano Rodrigo Dias, autor de livros lançados no Brasil e em diversos países, lançou “As Cartas da vovó Irene” em Ubatã-BA, no dia 07 de julho de 2023, no salão Império da Festas. Ele recebeu seus leitores, familiares e amigos para o lançamento de seu 4º livro.
Dias é Diácono Permanante da Diocese de Ilhéus-BA, filósofo, especializado em Releitura Popular e Hermenêutica pelo Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – CEBI de Recife-PE.
Segundo o escritor, “As Cartas da vovó Irene” é um livro infantil, mas aberto a todas as idades. “Gostaria de destacar três realidades que livro aborda: primeiro, a família de Irene tem cor; é negra em um tempo marcado por muito preconceito e racismo. Isto é uma maneira de fomentar o protagonismo de negros e negras na Literatura. Depois, o resgate das relações afetivas: as férias dos netos de Irene em sua casa também são uma forma de valorização da família, dos vínculos. E por fim, o diálogo por meio de cartas enquanto tesouro afetivo da imortalidade da escrita. Penso que estes temas se articulam, no livro, criando no leitor um olhar para o futuro de possibilidades.” explicou Rodrigo.
Dias é autor de textos em obras coletivas. Em “Construindo o Saber”, da Editora Múltipla 2006, São Paulo, escreveu “Onde Você Mora?”. Contribuiu com a edição da revista por “Trás das Palavras”, em agosto de 2005, pela Editora Contexto, São Leopoldo – Rio Grande do Sul; publicou artigos na revista Mundo Jovem e participou da semana literária da UNEB, em Ipiáu-BA, nos anos de 2006, 2010 e 2011 como conferencista.
A entrega de “As Cartas da Vovó Irene” ao Papa Francisco representa não apenas um reconhecimento da produção literária de Rodrigo Dias, mas também uma conexão entre a cultura e a espiritualidade brasileira e a liderança da Igreja Católica. Por isso, ele recebeu, na última quinta-feira, 18, uma carta de Enzo Petrolino, Presidente da Comunidade Diaconal da Itália, o convidando para uma reunião em Roma.
Leia abaixo, a carta na íntegra:
“Querido, em nome da comunidade diaconal da Itália, da qual tenho a honra de Presidente, tenho o prazer de convidá-lo a Roma para uma reunião, nos dias 13 e 14 de abril de 2024, com o Conselho Nacional para uma conversa sobre o diaconado na América Latina. Tenho tido relacionamentos constantes e duradouros há mais de alguns anos esta realidade latino-americana tendo ido diversas vezes falar e encontrar diáconos em vários pontos destes continentes como: Rio de Janeiro, Guatemala, Salvator, Cuba, Bogotá, Cidade do México. Acredito que a comparação é frutífera e necessária, principalmente depois a eleição do Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano que gerou uma verdadeira revolução na Igreja, com um pontificado dirigido aos pobres, aos marginalizados, atento ao cuidado da criação e a uma economia inclusiva, colocando uma semente vital num continente que ele está olhando para outras experiências religiosas. Para o Papa Francisco, vale a pena semear o cuidado das pessoas para colher o presente e o futuro. O Papa quer uma Igreja pobre para os pobres, por isso acrescento, diácono. Portanto será uma grande alegria para nós, tê-lo entre nós e também apresentá-lo sua última obra literária, intitulada “As Cartas da Vovó Irene”. Com amizade fraterna, em comunhão de ministério e de oração. Atenciosamente, Enzo Petrolino”.
Comments
No comment