Francisco estará na cidade francesa por dois dias, 22 e 23 de setembro, para participar da sessão conclusiva do festival ecumênico e inter-religioso dos países que fazem fronteira com o Mediterrâneo.
Cinco orlas, trinta países, uma única vontade de dar vida a uma “aldeia” ideal, sensível à solidariedade e ao cuidado da criação. Esta aldeia será visitada pelo Papa nos dias 22 e 23 de setembro, na cidade de Marselha, na França, onde de 17 a 24 de setembro, se realizarão os “Encontros Mediterrâneos”, um festival que tem como objetivo reunir jovens de todas as confissões e religiões, junto com bispos, associações e movimentos dos países que fazem fronteira com o Mediterrâneo.
O programa do dia 22
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, neste sábado (29/07), as etapas da viagem apostólica de dois dias à cidade francesa. Francisco deixará Roma na tarde de 22 de setembro, às 14h35 do aeroporto de Fiumicino, e chegará às 16h15 ao aeroporto internacional de Marselha, onde o presidente francês, Macron, estará presente para o receber. Uma hora depois, o Papa saudará o clero diocesano e rezará à Virgem na Basílica de “Notre Dame de la Garde” e, às 18 horas, perto do Memorial dedicado aos marinheiros e migrantes perdidos no mar, fará um momento de recolhimento com os líderes religiosos, aos quais fará um discurso.
Os encontros do segundo dia
O primeiro compromisso no sábado, 23 de setembro, será para Francisco um encontro privado no arcebispado de Marselha, com algumas pessoas em situação econômica difícil. Às 10h, o momento central da visita, com a participação na sessão final dos “Encontros Mediterrâneos” no “Palais du Pharo”, durante o qual o Papa fará um discurso aos presentes. No mesmo local, está previsto o encontro com o Presidente da República por volta das 11h30, seguido da missa de encerramento da visita às 16h15, que Francisco presidirá no “Stadium Vélodrome” de Marselha. Às 18h45, o Papa retorna ao aeroporto para a cerimônia de despedida e o voo está previsto para às 19h15. A chegada a Roma-Fiumicino está prevista para às 20h50.(Vatican News)
Comments
No comment