Nomeação do Papa para o Brasil: a diocese de Quixadá, no Ceará, tem novo bispo

Nesta quarta-feira (10), Francisco nomeou o Padre Aurélio Pinto de Sousa como bispo da diocese de Quixadá, no Ceará. Atualmente ele é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção em Viçosa do Ceará (CE).

O Papa Francisco nomeou bispo da diocese de Quixadá, no Ceará, a maior cidade do sertão central, o Pe. Aurélio Pinto de Sousa, do clero da diocese de Tianguá. Atualmente ele é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção em Viçosa do Ceará (CE).

O Padre Aurélio será o quarto bispo de Quixadá, que está vacante desde 15 de dezembro de 2021, sucedendo a dom Angelo Pignoli. Com a nomeação, a presidência da CNBB enviou a sua saudação, congratulando-se com a notícia e acolhendo com alegria o futuro membro da Conferência:

“Nosso contentamento soma-se ao de todo o povo de Deus na Igreja Particular de Quixadá, que rogou a Deus por um pastor que, ’em espírito de sinodalidade’, a conduza na perspectiva da comunhão, da participação e da missão. Rogamos à Sagrada Família, a quem está confiada a proteção da Diocese de Quixadá, inspiração para seu ministério, tornando a comunidade eclesial, grande família de famílias, lugar de comunhão e cenáculos de oração, escola alargada do Evangelho.”

A divulgação da nomeação do Papa pela CNBB

A biografica do novo bispo

Padre Aurélio Pinto de Sousa nasceu no dia 12 de novembro de 1974, na cidade de Guaraciaba do Norte (CE). É o segundo filho do casal Antônio Pinto de Sousa e Maria das Graças de Sousa. Concluiu o ensino médio no Colégio municipal Dom Pedro I, em Guaraciaba do Norte, no ano de 1993.

Em 1994, ingressou no Seminário São José, em Tianguá (CE), onde fez a etapa do Propedêutico. Entre os anos de 1995 e 1997, cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP), em Fortaleza, cuja licenciatura foi validada, posteriormente, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Entre os anos 1998 e 2000, cursou bacharelado em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atualmente, Faculdade Jesuíta. Em seguida, de 2001 a 2003, realizou o curso do mestrado em Teologia na mesma instituição. Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 19 de março de 2003 e a ordenação presbiteral se deu no dia 12 de julho de 2003, pelas mãos de dom Francisco Hernández Arnedo, então bispo de Tianguá.

Entre suas atividades eclesiásticas, exerceu a função de Reitor do Seminário Dom Timóteo de Teologia, em Fortaleza, entre os anos de 2003 e 2008. E, em 2009, foi vigário paroquial na Catedral Senhora Sant´Ana, em Tianguá.

Em 2007, cursou especialização em Formação Presbiteral no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG). Em 2009, iniciou doutorado em Teologia dogmático-sacramental no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma.

Ao regressar para o Brasil após cursar o doutorado, assumiu a função de administrador da Área Pastoral São Pedro (2014 a 2016); também foi pároco da paróquia São Pedro (2016 a 2022), em Tianguá. Desde o início deste ano, então, é pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Viçosa do Ceará. Exerceu também as funções de membro do Conselho de Presbíteros, assistente eclesiástico para a Pastoral Litúrgica e representante do Clero. Desde o ano de 2003 é professor de Liturgia, Sacramentos e Mariologia na Faculdade Católica de Fortaleza.

Por: Andressa Collet – Vatican News

Deixe uma resposta