Missa na Basílica dá início às comemorações do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida
Por Lídia Tostes
Transformar vidas com música, este é o objetivo do PEMSA, Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida. Hoje, ao celebrar 20 anos de atendimento social em Aparecida (SP), o Projeto comemora, também, as mais de 11 mil vidas transformadas neste período.
Em ação de graças pela data, nesta sexta-feira (10), uma missa foi celebrada às 9h, no Altar Central da Basílica, abrindo as festividades do aniversário. Participaram da celebração usuários e ex-usuários do projeto, seus familiares e toda a equipe do PEMSA.
Na próxima semana, de 13 a 16 de março, uma série de atividades comemorativas estão programadas. Os atendidos pelo Projeto participarão de apresentações teatrais, contando de forma lúdica a origem e história da iniciativa. Terão, também, uma gincana especialmente preparada para as crianças e adolescentes, no horário das oficinas.
O PEMSA
O Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, implantado em 2003, busca promover a vivência artística de uma forma priorizada de expressão, interação e proteção social, acolhendo cerca de 600 crianças e adolescentes, no contraturno escolar.
No Santuário Nacional, os integrantes do PEMSA têm a oportunidade de participar de momentos históricos. A orquestra das Missas presididas pelos Papas Bento XVI, em 2007, e Francisco, em 2013, em visita ao Brasil, por exemplo, foram compostas por usuários do Projeto. Outro destaque se deu na inauguração da Cúpula da Basílica, em 2017, quando os atendidos formaram a orquestra junto com o Cantor Daniel.
Fora dos muros, os músicos realizam concertos clássicos e apresentações populares em diversas cidades brasileiras. O Projeto proporciona aos usuários projeção nacional. Há registros de músicos formados no PEMSA em orquestras como Bacarelli, Filarmônica de Belo Horizonte e Bachiana. Outros, em carreira militar compondo as bandas das Forças Armadas do Brasil.
Atualmente, oferece 18 oficinas musicais, sendo: instrumentos clássicos de orquestra (trombone, saxofone, clarinete, violino, oboé, trompete, fagote, violoncelo, trompa, contrabaixo, tuba, viola, flauta transversal e percussão), violão, guitarra, canto coral e musicalização.
A equipe do Projeto é formada por maestros, coordenadores, instrutores e auxiliares de música. Além destes, um grupo administrativo e multidisciplinar (psicóloga, nutricionista, assistente social e fonoaudióloga) compõe o quadro para formação dos usuários.
São atendidos no PEMSA adolescentes entre 7 e 17 anos de idade, com residência nas cidades de Aparecida, Roseira, Potim e Guaratinguetá. O Projeto é mantido pela generosidade da Família dos Devotos.
Foto: Andreza Galvão/Santuário Nacional
Comments
No comment