Na noite da última quarta-feira, 05 de outubro, foi realizada no Teatro Candinha Doria, em Itabuna, uma Sessão Especial homenageando os 30 anos do Movimento EJC dos fieis da Paróquia Santa Maria Goretti, situada no bairro Mangabinha, no município de Itabuna.
O EJC Mangabinha foi implantado em abril de 1992 na Paróquia Santa Maria Goretti. A partir dele, esse tipo de Movimento foi implantado em várias outras paróquias da região, nas dioceses de Itabuna e Ilhéus.
A Sessão Solene foi solicitada pelo Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Erasmo Ávila. Na oportunidade, os membros do Movimento de várias paróquias foram honrados de receber o título “Amigos do EJC”. Na oportunidade, o senhor Erasmo ressaltou que era um motivo de muita alegria estar presidindo a Sessão Especial: “A minha história com esse Movimento não é de hoje. Há um bom tempo tenho contato com a Paróquia Santa Maria Goretti, bem como em seus grupos e movimentos pastorais, em que ali, construí relações não só apenas de amizade. Portanto, me sinto muito agradecido por ter a oportunidade de homenagear um dos movimentos de tanta relevância, que atualmente, é um dos principais movimentos jovens da Igreja Católica do Brasil!”.
Após seu pronunciamento, o Presidente da Câmara convidou o doutor Alberto, representando o Prefeito de Itabuna, Augusto Castro, para fazer as suas considerações. No momento, ele agradeceu o convite e ressaltou a importância do Movimento não só para vida pastoral da Igreja, mas também, para a vida social da cidade de Itabuna. Ele finalizou o discurso parabenizando os fundadores do Movimento, que estavam presentes na Solenidade.
Participaram na composição da mesa, os padres: Acássio Alves (Diretor Espiritual do EJC na Diocese e pároco na Paróquia São Judas Tadeu em Itabuna); Pe. Pedro Vinicius (da Paróquia Senhora Santana na cidade de Floresta Azul), além de vereadores, membros do EJC , secretários, entre outros convidados.
Padre Acássio Alves também falou sobre a noite especial: “Graças ao empenho de muitos de vocês que estão aqui essa noite, a Juventude tem chegado muito próximo do nosso coração de paz. Parabenizo a vocês pelo entusiasmo e por nos fazer sentir a Igreja de forma mais viva, mais dinâmica, mais vibrante. É bom vibrar com a Juventude!”.
O evento teve início às 19h. E ao final, foi servido um coffee break para os participantes.
Foi uma noite especial e de muitas alegrias para os membros do Movimento. A noite foi repleta de músicas, louvores. Teve também hasteamento de bandeiras do e a presença da imagem de Nossa Senhora.
Vale ressaltar que o Movimento EJC (Encontro de Jovens com Cristo) já está em 90% das paróquias dos 19 municípios que fazem parte da Diocese de Itabuna e de outras paróquias da Diocese de Ilhéus, como: Itajuípe, Coaraci, Ubaitaba, entre outras.
O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) é um serviço cristão desenvolvido inicialmente pela Igreja Católica no Brasil, espelhado no Encontro de Casais com Cristo (ECC). Surgiu em 1970 em São Paulo sob influência do padre Alfonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial.
O Movimento tem como objetivo principal, evangelizar o jovem de 18 a 30 anos e conduzi-lo para sua verdadeira vocação de cristão. Essa expressão, “Encontro com Cristo” sugere uma oportunidade de o jovem encontrar consigo mesmo, com o próximo e com Deus.
O encontro pretende aproximar e oportunizar a criação de laços entre o Jovem e Cristo e, seguidamente com sua Igreja, e conduzi-lo a um processo de conversão diária e santificação que deverá culminar com uma participação ativa na vida de comunidade. O Movimento visa também criar uma consciência sobre a necessidade de preparo individual para o enfrentamento de temáticas próprias do tempo da juventude, como: drogas, prostituição, corrupção, violência, namoro e sexualidade, conflitos na convivência familiar, dentre outros.
A equipe deste Portal Católico de Notícias apoia e parabeniza a todos que fazem parte deste Movimento.
Clique AQUI e confira o álbuns de fotos neste link
Comments
No comment