Os bispos do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão em Roma para a Visita Ad Limina Apostolorum, que acontece na próxima semana, dia 15.
Segundo Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da diocese de Itabuna, no sul da Bahia, são 15 bispos que viajam nesta sexta-feira,13 de maio, com destino para a cidade do Vaticano, com visita programada com o Santo Padre o Papa Francisco em Roma (Itália).
A Visita Ad Limina Apostolorum significa visita aos túmulos dos apóstolos (Pedro e Paulo), que os bispos, sucessores dos apóstolos, realizam a cada cinco anos. A visita aos Dicastérios permite aos bispos conhecerem melhor a organização da Igreja dos quais recebem orientações pastorais e administrativas para as dioceses que dirigem.
Devido ao grande número de Bispos no Brasil, 317 titulares e 161 eméritos, eles são divididos em grupos e por regionais para a tradicional visita, que foi interrompida em março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19, que assolou todo o continente.
Ainda de acordo com a CNBB, no encontro com o Santo Padre, os Bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos. A visita ad Limina, para as Igrejas diocesanas, é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.
Os Bispos terão uma extensa agenda durante os dias:
- 15 – Canonização de 10 beatos na Basílica de São Pedro;
- 16 – Reunião com a ACN Internacional (Fundação Pontifícia com sede no Vaticano e que tem por missão dar assistência à Igreja onde ela é mais carente ou perseguida);
- 17 e 18 – Visita a Assis e Cássia (lugares onde viveu Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis);
- 19 – Chegada a Domus Romana Sacerdotalis;
- 20 – Visita ao colégio Pio brasileiro, onde os estudantes do Brasil fazem mestrado ou mesmo doutorado;
- 21 e 22 – Reunião de todos os bispos do Regional Nordeste 3 – CNBB;
- 23 – Início da “Visita ad limina” com visita a três Dicastérios;
- 24 – Visita a três Dicastérios;
- 25 – Visita a três Dicastérios;
- 26 – Santa Missa na Basílica de São Pedro;
- 27 – Audiência com o Papa Francisco, encerrando-se à “Visita ad limina” com a Santa Missa na Basílica de São Pedro.
- 28 – Retorno ao Brasil.
Comments
No comment