Com o fim das restrições, Basílica de Aparecida volta a receber fiéis nos principais dias da religiosidade católica
Nesta quinta-feira (14), cristãos católicos de todo o mundo dão início às celebrações dos principais dias de sua religiosidade, o Tríduo Pascal. No Santuário Nacional de Aparecida (SP), os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa serão contemplados com programação especial, recordando os acontecimentos fundantes da fé a partir da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
No período da manhã, a Missa do Crisma será realizada às 9h. Cerimônia em que os óleos usados pela Igreja ao longo de todo ano, nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, são abençoados. É nesta Missa, também, que todo o clero da Arquidiocese se reúne para a renovação das promessas sacerdotais.
Já no período da noite, o destaque é a Ceia do Senhor, com o tradicional Lava Pés. A principal missa do dia ocorre às 20h, no Altar Central, seguida de vigília até a meia noite. A vigília transcorrerá na Capela São José, também no interior da Basílica.
A sexta-feira (15) vai ser marcada pela meditação da Via-Sacra. O Morro do Cruzeiro, espaço integrante do complexo de acolhida do Santuário Nacional, se torna colina de oração. Logo cedo, às 5h e 7h, peregrinos participam da contemplação das 14 estações da Paixão de Cristo no local, organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, da Arquidiocese de Aparecida.
Também na parte da manhã, as 9h, ao redor do Altar Central da Basílica, o tradicional rito de encenação da Via-Sacra, preparado pelos Redentoristas, ocorre com reflexões voltadas para a paz mundial.
“Estamos vivendo uma realidade bastante instável entre os povos, sobretudo no leste europeu, no conflito entre Rússia e Ucrânia. É tão oportuno, portanto, meditar o caminho doloroso de Jesus até o Monte Calvário a partir do tema da paz no mundo”, ressalta o Prefeito de Igreja, padre Diego Antônio.
No sábado (16), a Solene Vigília Pascal, principal celebração do ano, será rezada às 20h. O ritual comemora a ressurreição de Jesus, momento em que se é aceso o Círio Pascal, vela que representa Cristo Ressuscitado. Já as celebrações do Domingo de Páscoa (17) estão programadas para ocorrerem, no Santuário, às 5h30, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h e, na Basílica Histórica, às 9h, 15h e 19h.
Após dois anos de restrições, devido à pandemia de Covid-19, esta é a primeira vez que o maior santuário mariano do mundo recebe a presença de devotos na Semana Santa. “O Santuário, juntamente com todas as igrejas do Brasil, novamente se enche de esperança para acolher, com muita alegria, os romeiros e devotos de Nossa Senhora para as celebrações dessa Semana Santa”, comenta o Prefeito de Igreja.
Para os fiéis que desejam participar de casa, as celebrações serão transmitidas pela Rede Aparecida de Comunicação, redes sociais do Santuário Nacional, plataforma Aparecida ao vivo e aplicativo Aparecida.
A programação completa do Tríduo Pascal na Basílica está disponível em a12.com/semanasanta.
Comments
No comment