Com alegria, os fiéis da Paróquia Cristo Libertador, Rei do Universo acolheram, na noite deste sábado (12), o novo pároco: padre César Dias de Andrade. A Santa Missa com o rito de posse canônica foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, na Matriz, localizada em Vila Canária.
No início da Celebração, o Cardeal agradeceu ao padre Miguel Dias, que esteve à frente desta porção do povo de Deus nos últimos anos, ao mesmo tempo em que dirigiu palavras de incentivo e de alegria ao padre César, que assume este pastoreio. “Agradeço à comunidade a acolhida generosa ao novo pároco, mas também quero agradecer ao padre César por ter aceito com generosidade esta nova missão que a Igreja lhe confia. Primeiramente, muito obrigado pelo seu trabalho dedicado na Paróquia Conversão de São Paulo [onde o padre César era pároco], onde ele era muito querido, mas depois por ter atendido a necessidade da Igreja e vir aqui servir a esta paróquia”, disse Dom Sergio.
A provisão de nomeação do novo pároco foi lida pelo vice-vigário forâneo (Forania 8), padre Guttemberg Edson de Souza, que tornou conhecidas as atividades que competem ao pároco, entre elas anunciar a Palavra de Deus e organizar a catequese; formar a comunidade de fé, culto e caridade; animar a vida sacramental; orientar a Liturgia segundo as normas da Igreja; promover a formação e a ação dos leigos; promover a Pastoral Vocacional; tratar com carinho os pobres, os doentes, os aflitos e os abandonados; aplicar a Missa pelo povo que lhe é confiado nos domingos e dias de preceito; supervisionar a administração da Igreja Matriz e das capelas da paróquia; ordenar as atividades pastorais com atendimentos especiais nas casas pastorais e de saúde no território paroquial; cuidar do arquivo paroquial; manter atualizados os livros paroquiais; conceder as dispensas ou comutações previstas no Código de Direito Canônico.
Como parte do rito de posse, o padre César recebeu das mãos de Dom Sergio o evangeliário e proclamou a leitura do Evangelho. Logo após a homilia, o sacerdote recebeu a chave da Igreja, a chave do sacrário – abrindo-o e fazendo um breve momento de adoração -, o óleo dos catecúmenos e a estola roxa, simbolizando os sacramentos que serão concedidos aos fiéis, por meio da graça de Deus que age no sacerdote.
“Tenho consciência de fé que a Igreja tem a missão de evangelizar. Desde o seu início, ela teve consciência da sua missão da boa nova, seguindo a ordem de Jesus: ‘Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura’. E para cumprir tal missão, recebeu a força do Espírito Santo, que descerá sobre nós e ‘sereis minhas testemunhas em Jerusalém, na Judeia e na Samaria até os confins da terra’. Assim, a evangelização é a natureza e a finalidade da paróquia. É com esta motivação e sentimento que recebi a nomeação para pastorear a obra da evangelização nesta comunidade paroquial”, disse o novo pároco.
Para conferir outras fotos, clique aqui!
Fotos: Sara Gomes
Com informações: Arquidiocese de Salvador(BA)
Comments
No comment