A comunidade de São Francisco de Assis situada no bairro Banco Raso, em Itabuna (BA), deu início nesta quinta-feira, 30 de setembro, ao Tríduo em preparação para a Festa de São Francisco de Assis, o fundador das três Ordens Franciscanas, invocado como Patrono da Ecologia, pai dos pobres, amante dos animais, Seráfico Pai de todos os que amam o ideal da paz e do bem.
A programação que vai até o dia 03/10, conta com reflexões sobre a vida de Francisco, a missão evangelizadora e o papel dele na história da humanidade até os nossos dias. Amanhã, dia 02, a Capela ficará aberta durante todo o dia para Adoração ao Santíssimo Sacramento.
São Francisco ensina o cuidado com a criação e o respeito ao Santuário da Natureza. Santo maior da cristandade, é cultuado e louvado no mundo todo. Por onde passou, disseminou a mensagem de “Paz e Bem”. Imitou em tudo o exemplo de Cristo, que enviou dois a dois os seus discípulos a pregarem o Evangelho, assim fez também Francisco, ensinando e orientando que com caridade, amor e fraternidade, continuássemos no mundo, o sinal de Deus. Ser franciscano é ser sinal de Deus!
Francisco de Assis foi tão fiel a Cristo que teve seu corpo marcado com as chagas do Senhor. Ele tinha por hábito se retirar em oração e meditação no Monte Alverne, e levava consigo alguns frades. Uma vez ao dia Frei Leão ia até ele levar um pouco de pão e água, e aproveitava para espioná-lo. Assim se tornou testemunha ocular dos mistérios,
milagres e prodígios do contato místico entre Francisco e o Senhor Jesus Cristo. Francisco rogou ao Divino Mestre passar pelos mesmos sofrimentos e dores que o Seu Filho passou. Foi quando um anjo apareceu do céu e frente a Francisco, marcou com raios de luz, suas mãos, pés e peito com as Chagas de Jesus. Continuamente devemos pedir ao Pai: Senhor Fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Essa é uma oportunidade dos milhares de fiéis e seguidores participarem dos festejos de São Francisco de Assis. A comunidade compõe a paróquia Santa Rita de Cássia, que é administrada pelos frades capuchinhos de Bahia e Sergipe.
Confira no cartaz, a programação da Festa de São Francisco de Assis.
Comments
No comment