Romaria das Ligas Católicas a Aparecida marca Jubileu da peregrinação

, Destaques

Associação de leigos foi trazida ao Brasil pelos Missionários Redentoristas

Por Matheus Andrade

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida acolhe, neste fim de semana, a 50ª Romaria Nacional das Ligas Católicas. Duas celebrações marcam o Jubileu de Ouro da peregrinação, que neste ano contará apenas com representantes do movimento religioso, devido às restrições sanitárias vigentes. Cinco padres, dois diáconos e cerca de duas centenas de leigos representarão os mais de 200 mil membros espalhados por todo o país.

Em anos anteriores, os encontros no Santuário Nacional chegaram a reunir mais de 30 mil participantes em cada edição, entre leigos e religiosos. Em 2020 a peregrinação aconteceu apenas com a presença do clero, com os “liguistas”, como são chamados os participantes da associação, acompanhando de casa as celebrações litúrgicas pelos meios de comunicação e internet.

A abertura da romaria acontece no sábado (21), durante a missa das 12h, no Altar Central da Basílica. A celebração será presidida pelo superior provincial dos Missionários Redentoristas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, padre Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R.. A TV Aparecida transmite a liturgia, que também pode ser acompanhada pelas redes sociais (Facebook e Youtube) do Santuário Nacional.

Já no domingo (22), será a missa das 10h da Basílica que fará referência à peregrinação, com a presidência da celebração também de padre Nelson. A transmissão pode ser acompanhada pelo Portal A12 e pelo aplicativo Aparecida.

Ligas Católicas Jesus, Maria e José – Fundadas na Bélgica em 1844, a Liga Católica existe no Brasil há 117 anos. O movimento foi trazido ao país pelos Missionários Redentoristas holandeses, que fundaram a primeira Liga brasileira em Juiz de Fora (MG). Ainda hoje, os Redentoristas acompanham e auxiliam os membros do movimento.

Criado inicialmente para inserir os homens operários na Igreja, atualmente o movimento trabalha com a evangelização das famílias. Embora possuam acompanhamento eclesial, as Ligas são organizadas e dirigidas por leigos católicos.

Foto: Thiago Leon

Deixe uma resposta