Dom Carlos fala sobre sua jornada de quatro anos na Diocese de Itabuna

, Artigos

Na última quarta-feira, 07 de abril de 2021, dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Itabuna (Ba), completou  4 anos à frente desta diocese. Por isso, a Palavra do Pastor de hoje, ele fala sobre ações que realizou na sua jornada até aqui e conta quais são os seus objetivos. Confira! 

“Louvo ao Senhor pelos quatro anos que já me encontro na Diocese de Itabuna. E nesses quatro anos, eu pude, pelo menos tentar organizar alguns movimentos pastorais, cada pastoral tem sua coordenação. Fizemos também encontros com a família, revitalizamos e estamos tentando fazer o melhor. Ainda abrimos espaço para a Pastoral da Juventude, do mesmo modo, a Pastoral Vocacional, reabrindo o Seminário Propedêutico, e com esse incentivo da Pastoral Vocacional. Reestruturamos também a parte administrativa, colocando cada padre no seu devido local, com o seu salário próprio (e não como era antes).

Também reunimos todas as Contabilidades, numa única Contabilidade, conforme é a orientação. O nosso objetivo aqui na Diocese é fazer com que todos nós sejamos uma unidade. Nós somos família e ninguém é melhor do que ninguém. O mesmo direito de um padre é o mesmo direito de todos. Então, formando essa comunidade de amor. O nosso objetivo é acolher a todos sem distinção, fazendo com que todos se sintam Igreja, comunhão de vida, com todos falando a mesma linguagem! Desejo que todos nós cresçamos mesmo diante dessa pandemia. Precisamos sair um pouco, mesmo com essas restrições todas, para realmente, não deixarmos que a Palavra de Deus fique às escuras. Que a Palavra seja vivida e que Jesus seja mais conhecido. Que Deus abençoe a todos!” 

A posse canônica de dom Carlos aconteceu no dia 07 de abril de 2017, após ele ter sido escolhido pelo Santo Padre, o  Papa Francisco,  no dia 1° de fevereiro de 2017. Anteriormente, Dom Calos pastoreou a Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, no extremo sul da Bahia, por um período de 12 anos. Ele é o quinto bispo a assumir a Diocese de Itabuna num período de 4 décadas (44 anos).  

Dom Carlos  tem a missão de ensinar, santificar e guiar em comunhão hierárquica com o sucessor de Pedro e com os outros membros do colégio episcopal, as 33 paróquias e mais 140 comunidades, em 19 municípios que pertencem à Diocese, que tem como padroeiro,  São José.
Sergipano, Dom Carlos tem 65 anos de idade e foi ordenado padre em 1983, em Tobias Barreto (SE), sua cidade natal. Em 15 de junho de 2005 nomeado bispo e ordenado em 26 de julho do mesmo ano, em Aracaju (SE).
Seu lema episcopal: Per Marinm ad Eucharistian;(“Por Maria a Eucaristia”)
Em umas das entrevistas concedidas ao site do Vaticano em 2019, dom Carlos falou: “Precisamos estar no meio do povo, caminhando com o povo, sentindo o cheiro desse povo”, disse ele ao falar sobre esse pastoreio de acolhimento e proximidade, à luz do exemplo do Papa Francisco.
Dom Carlos Alberto dos Santos assumiu o cargo de bispo da Diocese de Itabuna, substituindo a Dom Ceslau Stanula (em memória).

Deixe uma resposta