A programação desse 19 de março de 2021, começou cedo, às 7h da manhã. A Catedral de São José estava menos vazia, comparada aos anos anteriores, mas os fieis, mesmo com a pandemia, estavam presentes, com muita fé, para celebrar com devoção, o santo padroeiro da cidade, da Catedral e da diocese. O Novenário teve início no dia 10 deste mês e teve como tema central: “Patris Corde. Com coração de pai”.
Os fieis estavam sentados mantendo o distanciamento social e usando máscaras, como exigem os protocolos sanitários dos Órgãos de Saúde. A primeira missa, (a missa da Comunidade Paroquial), foi presidida pelo pároco Gilvan Oliveira, que na oportunidade, declarou: Esse é um momento muito especial para os católicos de Itabuna e todo o Sul da Bahia!”.
A segunda missa aconteceu às 10h: a Missa da Festa, que foi presidida pelo bispo da diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos. Confira a homilia de dom
Carlos, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=fJxIywqIkQo.
Às 15h, aconteceu a celebração da última missa do dia, que foi presidida pelo sacerdote, o Pe.Diogo Americano, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, do bairro Maria Pinheiro, em Itabuna. Ao final da santa missa, o pároco da Catedral, o Pe. Gilvan Oliveira, agradeceu a todos os paroquianos e funcionários da Catedral, por todo o trabalho realizado neste ano tão difícil, ressaltando que mesmo diante de uma pandemia, todos trabalharam com todo o afinco e amor pela igreja de Jesus Cristo. Ele também agradeceu aos fieis por estarem presentes com segurança.
Em seguida, aconteceu uma carreata pelas ruas de Itabuna, com a imagem de São José. Ao chegar na Igreja, os carros e seus ocupantes, foram abençoados com a água benta.
A tradicional procissão do padroeiro da cidade, não aconteceu pela segunda vez na história, por conta da pandemia (para evitar aglomeração).
As celebrações foram transmitidas pelas redes sociais da Catedral de São José (no Instagram e no Youtube).
Vale ressaltar que este é o Ano de São José. O Ano de São José foi convocado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para comemorar os 150 anos do decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou o santo como Padroeiro da Igreja universal. Teve início em 8 de dezembro de 2020 e seguirá até 8 de dezembro de 2021. As festividades acontecerão também no dia 1º de maio (São José Operário) e no dia 8 de dezembro (encerramento do Ano de São José).
Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.
Comments
No comment