Já começaram os preparativos do Tríduo e da Festa em honra à Nossa Senhora da Glória, padroeira do distrito de Mutuns, no município de Itabuna, no sul da Bahia. Os preparativos tiveram início na quarta-feira (12) e a programação segue até sábado, 15 de agosto, dia dedicado à santa. O tema central da festa é:” A exemplo de Maria, sejamos missionários em nossas famílias”. A comunidade compõe a paróquia Santa Inês que fica situada no mesmo bairro em Itabuna.
O Tríduo começa sempre às 16h.
Todos os paroquianos e devotos da santa são convidados.
Obedecendo as medidas de segurança e os distanciamentos, somente 15 pessoas podem participar das celebrações. Quanto às transmissões, os membros da Pascom estão gravando a santa missa e postando no canal do YouTube da Paróquia.
Conheça um pouco a história de Nossa Senhora da Glória:
Maria, a criatura privilegiada com a isenção do pecado original e com a prerrogativa de ter sido escolhida para ser a Mãe-Virgem do Filho do Altíssimo, subiu ao céu em corpo e alma.
Aquele corpo imaculado não podia ser desfeito na sepultura, como um corpo qualquer.
Com grande veneração e amor foi o Santo Corpo depositado no sepulcro pêlos apóstolos, que, conforme reza a tradição, estavam presentes na ocasião de sua bendita morte e de seu sepultamento, menos o apóstolo são Tomé, que, chegando ao terceiro dia, quis ver mais uma vez o Sagrado Corpo; abriram, pois o sepulcro, e eis que o encontraram vazio, porém
repleto de frescas e lindas flores, que exalavam um agradabilíssimo perfume!
Estava confirmado o que os apóstolos e os outros fiéis suspeitavam:
tendo eles passado três dias e três noites junto do sepulcro,revezando-se em grupos, ouviam continuamente coros angélicos que louvavam a Mãe de Deus, aos quais juntavam seus fracos louvores.
Os coros cessaram quando Maria subiu ao céu! Maria ressuscitou! Convencidos de que o Senhor, antecipando-a à ressurreição geral, tinha-a feito entrar triunfalmente na glória, os apóstolos e seus sucessores sempre o creram e ensinaram, e tal é o sentir da Igreja no decorrer dos séculos.
E quem poderia supor que assim não fosse?
Ah! não, não pode haver cristão-católico que não creia e professe que Maria Santíssima subiu rediviva para a glória, para continuar sua missão de co-redentora, principalmente depois que o Santo Padre Pio XII, anuído ao desejo dos católicos do mundo inteiro, proclamou o dogma da Assunção.
Assunta est Maria in coelum!…
A festa da Assunção de Nossa Senhora enche-nos de alegria, por ser mais uma prerrogativa, a engrandecê-la, a sua triunfante entrada na glória, “em corpo e alma”, é por este motivo que o dia da Assunção, 15 de agosto, é celebrado como o dia de Nossa Senhora da Glória, isto é, Maria granjeou, com sua gloriosa subida ao céu, mais um título.
Comments
No comment