Agosto, é o mês vocacional, tempo privilegiado da evangelização! É chegada a tão esperada Semana Nacional da Família em todo o Brasil.
Este é um tempo de graça e de renovação, oportunidade de ouro para as famílias cristãs refletirem a grandeza e beleza de suas vocações divinas.
Mesmo na imprevisibilidade do tempo de pandemia, temos que fazer o essencial: celebrar a família!
A Semana Nacional da Família visa promover, fortalecer e evangelizar as famílias, a partir dos objetivos gerais da igreja e de atividades desenvolvidas com momentos de reflexão a luz da palavra de Deus e do subsidio “Hora da família” com os temas específicos de cada noite.
Os temas de cada dia serão aprofundados por padres e o bispo da Diocese de Itabuna, através do aplicativo Zoom com transmissão ao vivo no YouTube da Pastoral Familiar Diocesana.
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Vida e Família da CNBB, elabora o subsídio “Hora da Família”, que começou a ser editado desde a vinda de São João Paulo II ao Brasil,
em 1994. Neste ano de 2020, o material ganhou duas versões, uma com encontros mensais e outra especialmente preparada para a Semana Nacional da Família, agora chamada “Hora da Família Especial”.
Recordando a celebração das diversas vocações pela Igreja neste mês de agosto, o assessor da Comissão para a Vida e a Família e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, ressalta que o Hora da Família Especial, em comunhão com a Igreja, “celebra a vocação comum: ser família. Na família todas as vocações nascem e se encontram”.
O tema central deste ano é: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15). A programação ocorrerá do dia 09 a 16 de agosto. Confira:
1º DIA-(09/8): “CELEBRAÇÃO DO DIA DOS PAIS” – Abertura acontecerá na CATEDRAL DE SÃO JOSÉ, com a presidência do pároco: Pe. Gilvan Oliveira.
O primeiro encontro traz sugestões de preces e uma oração que as finaliza, que poderão ser rezadas nas missas no dia dos pais, aproveitando para destacar a abertura da Semana Nacional da Família.
2º DIA-(10/08): AMADOS E CHAMADOS POR DEUS – Desenvolvimento do tema: Pe. Elessandro Feitosa (Forania Sul – Buerarema). 20h Faz um apelo às famílias a vivenciar o tripé da ação missionária
proposta pelas diretrizes da ação evangelizadora da igreja no Brasil.
3º DIA- (11/08): FAMÍLIA E MATRIMÔNIO – Desenvolvimento do tema: Pe. Nerivaldo Santos de Azevedo (Forania Sul – Una). 20:30h O Sacramento do Matrimônio como primícias para a edificação da família.
4º DIA-(12/08): FAMÍLIA E EDUCAÇÃO – Desenvolvimento do tema: Pe. José Augusto Ferreira Silva (Forania Norte – Potiraguá). 20h
Este tema faz uma reflexão acerca da importância dos Pais na Educação dos filhos dentro de uma perspectiva de transmissão de valores éticos, morais e cristãos.
5º DIA-(13/08): HORA SANTA DA FAMÍLIA – Desenvolvimento do tema: Pe. Ezequias Gonçalves da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Forania Centro –Itabuna). 20h
É um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, se for possível, realizado nas paróquias.
6º DIA-(14/08): FAMÍLIA E COMPROMISSO COM A VIDA – Desenvolvimento do tema: Pe. Vinicius Pinheiro Mascarenhas (Forania Sul – Canavieiras). 20h
Este tema vai discutir que é na Família lugar de promoção e construção da cultura da vida, é o primeiro ambiente onde se acolhe a vida nascente.
7º DIA-(15/08): EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR. – Desenvolvimento
do tema: Pe. Antônio Calazans (Forania Norte – Itapé). 20h
Este tema nos faz lembrar que na Pascoa o povo recebeu o chamado de Deus do Egito à Terra prometida, ele salvou as casas que mostravam a fidelidade da Família.
8º DIA-(16/08): MISSA DE ENCERRRAMENTO. Catedral diocesana de São José. 16h
Dom Carlos Alberto dos Santos bispo diocesano.
Informações dos sites: Diocese de Itabuna (BA) e CNBB.
Comments
No comment