XII Romaria Nacional do Terço dos Homens
Tema: “Terço dos Homens: fonte de graças”| Lema: ‘Confiantes como Maria”.
Na manhã deste domingo (16), os homens do Terço estiveram mais uma vez reunidos ao redor do Altar Central da Casa da Mãe Aparecida, para celebrar a Missa de Encerramento da XII Romaria Nacional do Terço dos Homens.
Juntamente com os milhares de devotos e grupos do Terço inscritos na romaria, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, presidiu a Santa Missa, concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora (MG) e referencial da CNBB para os grupos do Terço dos Homens, Dom Pedro Carlos Cipolini, da Diocese de Santo André (SP), e demais padres e religiosos.
Na homilia, Dom Gil ressaltou a alegria em acompanhar o crescimento da romaria ao longo dos anos e falou sobre o papel de Maria na vida dos cristãos:
“Queridos irmãos, queridas irmãs! Nossa Senhora nos leva sempre a Jesus. A missão Dela é levar-nos a Jesus, é fazer-nos escutar a Palavra de Jesus, a ver o que Jesus no ensinou. Por isso, eu tenho convicção de que o Terço dos Homens é uma ação de intercessão que Maria faz Diante do Pai pelo Brasil”.
Ele também deu testemunho de um fato que lhe marcou nesta 12ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, que foi o olhar de Maria para com seus filhos: “A Mãe nunca tira o olhar de seus filhos, mesmo quando está longe. Ela nunca tirou os olhos de Jesus e ela nunca tira os olhos de nós, que somos discípulos de Jesus. O olhar de Maria nos aponta o caminho certo”, disse o bispo.
Em sua reflexão sobre a Liturgia da Palavra deste 6º Domingo do Tempo Comum, Dom Gil recordou as escolhas que temos de fazer diante das opções que a vida nos apresenta a todo instante. “Você vai escolher o caminho que vai seguir, mas vai ter as consequências da sua escolha. Por isso, fala a palavra de Deus, devemos escolher o caminho certo, que nos leva à salvação, à vontade de Deus”. Também refletiu sobre a sabedoria que vem de Deus, através do Espírito Santo: “Homens do Terço, procurem descobrir qual é a vontade de Deus! Você pode ser doutor, pode ser uma pessoa culta, pode ser até analfabeto, mas a sabedoria de Deus é dada para todos”, destacou.
O bispo falou ainda sobre a importância da nossa oração a Maria no Terço: “Através dela, nós conhecemos Jesus, nós chegamos a Deus, à Santíssima Trindade. O Evangelho de Jesus nos fala a respeito do comportamento humano. Não basta obedecer aos mandamentos, como os fariseus faziam, de forma fria, de forma assim formalizada, não. É preciso viver no prisma do amor. O amor aquece os mandamentos, o amor aquece o nosso coração e o nosso jeito de viver”, disse, recordando também o Evangelho, do qual destacou 3 pontos: o valor da vida, a fidelidade e o compromisso, tanto na vida cotidiana, quanto espiritual.
Finalizando sua mensagem, o bispo referencial da CNBB para os grupos de Terço dos Homens disse que a oração do Terço, através da contemplação de toda a vida de Jesus, nos revela que Deus preparou para nós algo maravilhoso, que “os olhos nunca viram, os ouvidos nunca ouviram e o coração nunca pressentiu”. (cf. 1Cor 2,9).
Missa Solene
Mais de 80 mil homens se reuniram na Casa da Mãe Aparecida na manhã deste sábado (14), para celebrar mais um encontro dos grupos de terço dos homens, em sua 12ª Romaria ao Santuário.
► Entenda o tema da Romaria do Terço dos Homens em 2020
Pela primeira vez, a Missa Solene Campal foi realizada na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, às 7h30, possibilitando aos homens mais espaço e segurança para que pudessem celebrar com alegria esse grande momento de oração e ação de graças.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelo Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo referencial para o Terço dos Homens no Brasil, Dom Gil Antônio Moreira, o reitor do Santuário de Aparecida, padre Eduardo Catalfo e demais sacerdotes que vieram acompanhando os grupos de terço e se inscreveram para participar como concelebrantes nesta liturgia.
Esta, que é a maior romaria do Santuário Nacional, emociona não só pelos números, mas pela devoção e fé facilmente percebidas em cada um dos homens. Durante toda a celebração, o amor a Deus e Nossa Senhora é transparecido com os acenos dos lenços em azul e branco e a voz forte em cada prece e música da santa missa.
Durante a homilia, Dom Orlando pontuou vários exemplos dos benefícios da oração do Santo Terço e reforçou o convite aos homens, de viverem no dia a dia, a oração e a ação.
“Terço dos homens é um sinal dos tempos. O Terço dos homens é um novo rosto da igreja do Brasil. O Terço dos Homens é uma rede que se está lançando para pescarmos cada vez mais pessoas para Jesus Cristo”, refletiu dom Orlando.
“O Terço na história de Aparecida é a oração dos milagres, onde nós obedecemos a Mãe que nos disse: “Fazei tudo o que Ele, vos disser!”.”
“Mãe querida, que nós sejamos o Terço que rezamos… O ‘Agora’ da Ave-maria nos compromete a ser aquilo que rezamos“, completou.
Fonte e fotos: A12
Comments
No comment