A Catedral Diocesana de São José na cidade de Itabuna (BA) acolheucentenas de fiéis, vindos das três foranias (Centro, Norte e Sul) das regiões Pastorais que compõem a diocese de Itabuna, para a Ordenação Diaconal dos seminaristas: Diego de Oliveira Americano (da Paróquia Santo Antônio da cidade de Itororó) e Ubiratan Tibúrcio Sobrinho (da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Itabuna).
A Ordenação Diaconal contou com a presença do clero da diocese de Itabuna, seminaristas, vocacionados, padres e diáconos de várias regiões do Brasil, além dos familiares, amigos, e do povo de Deus de Itabuna e de outras cidades circunvizinhas.
A celebração e o rito de ordenação aconteceram no sábado, 28 de dezembro, às 18h e a Diocese de Itabuna passou a contar com mais dois diáconos: Diego e Ubiratan (carinhosamente chamado de Bira).
Após percorrerem o caminho formativo – estudaram filosofia, teologia e realizaram estágio pastoral ao longo dos anos – ambos os seminaristas foram ordenados por Dom Carlos Alberto dos Santos.
Natural de Iguaí (Bahia), o diácono Diego de Oliveira Americano realizou seu estágio pastoral em quatro paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). Na diocese de Itabuna foram quase todas as 33 comunidades em 19 municípios no período de férias. Estudou Filosofia e Teologia. A sua paróquia atual é a Paróquia Santo Antônio em Itororó (Forania Norte), onde é de origem. O lema escolhido pelo diácono Diego é: “Eu me alegro no Senhor e exulto em Deus, meu Salvador”.
O diácono Ubiratan Tibúrcio é natural de Itabuna e passou pelas seguintes paróquias realizando o estágio pastoral na Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). Na diocese de Itabuna (BA) foram quase todas as 33 comunidades em 19municípios no período de férias.Sua paróquia de origem, onde seus familiares participam, e onde foi coroinha, é a Paróquia Nossa Senhora de Fátima situada no bairro de Fátima em Itabuna na Forania Centro. Ele fez um ano de Seminário Propedêutico e ficou três anos estudando Filosofia e mais três anos estudando Teologia. Seu lema de ordenação é: “Provai e vede quão suave é o Senhor”.
Na oportunidade, Diego discursou e falou em nome dele e de Ubiratan: “Nesta noite que marca a nossa história, queremos agradecer primeiramente a Deus, que nos chamou e continua nos chamando. Ele, que nos conquistou com seu amor e nos alcançou com a sua ternura, nos erguendo e elegendo em meio a tantos melhores, mais santos e mais capazes que nós. Mesmo em nossas quedas, fracassos e limitações, Ele permaneceu fiel a este chamado. Agradecemos também à Santíssima Virgem e seu esposo São José que ao longo de todo nosso caminho vocacional e no Seminário, estiveram presentes de modo semelhante, como estivaram presentes na infância do Menino Deus. Agradecemos aos nossos pais, que não mediram esforços na nossa educação, e por serem sempre o nosso porto seguro e o nosso aconchego. Agradecemos a nossos irmãos e irmãs, amigos e demais familiares, que sempre estiveram presentes nos apoiando ao longo dessa jornada. Agradecemos a Dom Carlos, nosso bispo diocesano, que nesta noite, nos ordenou diáconos, confirmando aquele sim do início do nosso caminho vocacional”.
A homilia de Dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, teve dois momentos distintos: a explicação dos textos bíblicos proclamados na Santa Missa e a homilia ritual, dirigida aos dois candidatos que foram ordenados diáconos. “As famílias de Bira e Diego estão dizendo: muito obrigado, Deus, pelo filho que tenho! E eu parabenizo esses pais pela generosidade, pela doação, pelo carinho. Tudo o que vocês doaram, estão vendo agora com os seus filhinhos subindo mais um degrau. Que vocês sintam-se abraçados e agradecidos ao ver um filho servindo a Igreja de Jesus”. Dom Carlos também falou do ano vocacional na diocese, que será no período do ano de 2020.
Confira em nossa página oficial no Facebook, o álbum de fotos:
www.facebook.com/portalcatolicooficial
Assista o vídeo dos melhores momentos
Comments
No comment