Município de Candeias espera receber 11 mil fieis em romaria ao Santuário Nossa Senhora das Candeias
Os fiéis da Região Metropolitana de Salvador (RMS) se preparam no próximo domingo (27) para participar de mais uma romaria em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. A ação faz parte da 8ª edição da Peregrinação Fé e Luz e acontecerá em Candeias, com expectativa de receber aproximadamente 11 mil fieis ao Santuário Nossa Senhora das Candeias. Em quase 130 anos de devoção à Nossa Senhora das Candeias, a cidade é um dos maiores centros do turismo religioso do Estado da Bahia, com visitação também à Fonte dos Milagres.
O evento, promovido pela Diocese de Camaçari em comunhão com a Paróquia Nossa Senhora das Candeias, tem como tema “Com Nossa Senhora das Candeias e Santa Dulce dos Pobres, Caminhamos na Estrada de Jesus”, que faz referência a canonização de Irmã Dulce e a celebração do Ano Diocesano Eucarístico. A novidade deste ano será a imagem de Santa Dulce dos Pobres que será trazida em carro aberto a acompanhada pela imagem de Nossa Senhora das Candeias.
A romaria reunirá 25 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova e percorrerá um trecho de quatro quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, localizada no centro da cidade.
A concentração será às 6h, na rodovia BA-523, em frente à Prefeitura Municipal de Candeias, localizada no bairro Ouro Negro. Antes da caminhada acontecerá a santa missa, às 6h30, presidida pelo bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini. Logo após a celebração, bandas católicas, em cima de um trio elétrico, animarão os fiéis durante o trajeto. O encerramento ocorrerá na Praça Nossa Senhora das Candeias, com a benção do Santíssimo Sacramento.
Durante a caminhada, parte das rodovias BA-522 e 523, que liga Candeias ao município de São Sebastião do Passé e a BR-324, será interditada para facilitar o deslocamento dos fieis. Cerca de 2 mil estarão envolvidas no apoio aos fieis. Nas últimas edições, o evento contou com a participação de aproximadamente 70 mil fiéis, sendo 10 mil (2012); 13 mil (2013), 15 mil (2014 e 2015) e 11 mil (2016, 2017 e 2018).
SANTUÁRIO
Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção a Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014, reconhecida pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.
NOVENÁRIO
O Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias é a principal festa católica da Região Metropolitana de Salvador. Os festejos acontecem entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro e reúne cerca de 7 mil pessoas por noite na praça que leva o nome da Santa. A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em novembro de 2017, o Projeto de Lei nº 22.336/2017 que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias no calendário oficial das festas populares da Bahia. Com a aprovação, os festejos contam com apoio da BahiaTursa.(Bahia Diário)
Fotos: Divulgação- Pastoral da Comunicação- Santuário Nossa Senhora das Candeias(BA)
Comments
No comment