A Solenidade de Posse e Concelebração Eucarística do Bispo Diocesano, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, será realizada no dia 21 de setembro, às 16h, na Catedral Diocesana de Nossa Senhora das Dores, na cidade e diocese de Caruaru, no estado do Pernambuco (PE).
Dom José Ruy Gonçalves foi eleito bispo de Caruaru em 10 de julho de 2019, pelo Papa Francisco. Ele vai substituir Dom Bernardino Marchió, que renunciou a função após completar 75 anos, seguindo uma determinação da Igreja Católica.
Dom José Ruy tem 52 anos, nasceu em 06 de agosto de 1967 e é natural de Feira de Santana, na Bahia. Ele fez seus votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1988 e foi ordenado padre em 1993. Fez seus votos religiosos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 10 de janeiro de 1988 e foi ordenado presbítero no dia 5 de dezembro de 1993 em Feira de Santana.
Estudou Filosofia e Teologia na Universidade Católica do Salvador, cursou a pós-graduação em Teologia moral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na Arquidiocese de São Paulo.Foi pároco em Valéria e capelão no Leprosário de Águas Claras, em Salvador. Foi ainda definidor provincial e ecônomo provincial.
Posteriormente, foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil. Era diretor do Colégio Santo Antônio quando foi nomeado bispo de Jequié.
Foi nomeado bispo de Jequié pelo Papa Bento XVI no dia 4 de julho de 2012 e recebeu a ordenação episcopal no dia 7 de setembro desse mesmo ano.
Ainda como padre, atuou em Salvador, na capital baiana e foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil.
Em 7 de setembro de 2012, Dom José Ruy foi ordenado bispo e assumiu a Diocese de Jequié-BA. Ele será o quinto bispo da Diocese de Caruaru e irá tomar posse no dia 21 de setembro.
Dom Bernardino Marchió renunciou ao cargo em setembro de 2018, após completar 75 anos e enviar uma carta ao Vaticano. Ele seguiu uma determinação do Código de Direito Canônico, que pede que todos os bispos com 75 anos renunciem ao episcopado.
Após a renúncia, Dom Dino seguiu como “Nunc Pro Tunc”, o que permitiu a ele continuar exercendo as funções de bispo normalmente até a nomeação do substituto. Ele seguirá como bispo até a posse de Dom José Ruy. Após a solenidade, Dom Dino passa a atuar como bispo emérito, sem obrigações com a Diocese de Caruaru.
Dom Bernardino Marchiò é natural de Busca, na Itália. Foi ordenado padre em 29 de junho de 1968 e depois bispo em 29 de junho de 1991. Na função, ele atuou em Pesqueira e depois foi transferido para Caruaru, onde está desde 2003.
Informações: Dioceses de Jequié (BA), Caruaru (PE) e CNBB
Edição e Adaptação de texto: Portal Católico. Net
Comments
No comment