Os fieis da Igreja Católica estão vivenciando o Tríduo em homenagem à Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira do bairro Nova Califórnia na cidade e diocese de Itabuna, no sul da Bahia.
Os preparativos têm início nesta segunda –feira, 19, e segue até o dia dedicado à santa, dia 22 de agosto, com celebração todas as noites, com o tema: “Maria, ensina nos ser igreja de comunhão e participação.”
A comunidade compõe a paróquia Nossa Senhora Aparecida, que fica situada no bairro Califórnia e tem como pároco, o Pe. Ezequias Gonçalves.
Conheça um pouco a história da santa:
A Liturgia Sagrada já invoca a Mãe de Deus com os títulos de Rainha dos Anjos e também: Mãe de Deus com os títulos de Rainha dos Anjos, dos Patriarcas, Profetas, Apóstolos e Mártires, dos confessores, das Virgens e de todos os Santos.Rainha Imaculada, Rainha do Santíssimo Rosário, Rainha da Paz e Rainha
assunta ao céu.
Nossa Senhora, verdadeira Mãe de Jesus Cristo, Rei do Universo, é invocada, com o título de Rainha do Céu e da Terra. Antigamente, a festa da realeza de Nossa Senhora era celebrada no dia 31 de maio. Hoje, a liturgia colocou a memória logo depois da Solenidade da Assunção de Maria ao céu, em 15 de agosto, sendo a festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos no dia 22 de agosto.
Este lindo título de Nossa Senhora possui origens franciscanas. A Ordem dos Frades Menores é proprietária da grandiosa basílica de Santa Maria dos Anjos, que está situada em uma planície perto de Assis, na Itália.
Dentro da basílica existe a capela da Porciúncula, que foi onde São Francisco faleceu.
O local é considerado como o lugar onde foi fundada a Ordem Franciscana.
O Frei Tomás de Celano, autor da primeira biografia de São Francisco, conta sobre o quanto o santo amava aquele lugar dedicado à Nossa Senhora denominado “Porciúncula”, que significa Pedacinho: “O santo teve uma preferência especial por esse lugar, quis que os frades o venerassem de maneira toda particular e quis que fosse conservado como espelho de toda a sua Ordem na humildade e na altíssima pobreza, deixando sua propriedade para outros e reservando para si e para os seus apenas o uso (…) O bem-aventurado pai dizia que lhe tinha sido revelado por Deus que Nossa Senhora tinha uma predileção por aquele lugar, entre todas as igrejas construídas no mundo em sua honra. E era por isso que o santo gostava mais dela que das outras”. (Tomás de Celano, Vida II, Primeiro Livro, cap. 12).
A Porciúncula foi a capela onde São Francisco recebeu a grandiosa indulgência do “Dia do Perdão”, comemorado todos os anos no dia 2 de agosto. Até os dias atuais, a festa do Perdão é uma das festas mais importantes para a Ordem Franciscana. Muito tempo depois, Papa Pio XII estendeu a indulgência para toda a Igreja Católica.
Existem seis paróquias dedicadas Nossa Senhora Rainha dos Anjos no Brasil. Existem também maravilhosos conventos e templos nas cidades de Cabo Frio (RJ), Penedo (Alagoas), e Ouro Preto (MG).
Comments
No comment