Primeiro Santuário Mariano do Brasil é administrado pelos Redentoristas

, Artigos

O Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda localizado a cinco quilômetros de Porto Seguro (BA), no Arraial d’Ajuda, na famosa Costa do Descobrimento, é o primeiro Santuário Mariano do Brasil. 

O Arraial de Nossa Senhora fica a cerca de 750 km  de Salvador a capital baiana e foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que lá chegaram, em 1549, com as três caravelas: Conceição, Salvador e Ajuda, onde fizeram uma pequena ermida para a Santa.

O Arraial d’Ajuda, como é conhecido, é um distrito do município de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era de 16.997 habitantes, aumentando consideravelmente no verão.

A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Atrai muitos turistas de todo o mundo e é considerada um ponto de encontro entre povos. Mesmo sendo pequeno, o distrito tem característica de cidade grande por seu movimento continuo de visitantes e, no mês de agosto, recebe muitos devotos para a festa da padroeira do lugar.

Os padres Missionários Redentoristas que lá trabalham organizam anualmente a festa e o novenário para homenageá-La. É sempre um momento de união entre as comunidades, grupos e movimentos pastorais. O dia da festa é sempre muito movimentado desde cedo para a primeira missa. Na parte da tarde, uma grande procissão, com muita diversidade cultural e demográfica, percorre as ruas do Arraial D’ajuda, conduzindo a imagem da “Santa”.

Nos rostos dos participantes, devotos, ajudenses, visitantes e turistas, era visível os efeitos da miscigenação (mistura de raças), que marcaram as terras do sul da Bahia, “aonde o Brasil começou”.

Todo ano é assim. Milhares de devotos comparecem para prestar suas homenagens, pagar suas promessas e agradecer à Nossa Senhora d’Ajuda pelas graças e bênçãos alcançadas ou por alcançar.

Os padres Missionários Redentoristas da Bahia estão trabalhando pastoralmente no Arraial D’ajuda, desde o ano de 1999, quando se estabeleceu a primeira comunidade redentorista.(A12. com)

Foto:Reprodução/Facebook

Por Pe. Roque Silva Alves, C.Ss.R/Vice-Província da Bahia 

 

 

Deixe uma resposta