Santa Maria Madalena é celebrada em Itabuna!

, Destaques

Com o tema central “Em comunhão com Santa Maria Madalena, seremos construtores de uma sociedade justa e fraterna”, a Paróquia Santa Maria Madalena que se situa no bairro  Nova Itabuna, na cidade e diocese de Itabuna, no sul da Bahia, celebrou nesta segunda-feira, 22 de julho, a festa de sua padroeira, Santa Maria Madalena.

Foram 10 dias de retiro com a participação das pastorais, movimentos da paróquia e da diocese de Itabuna.

Durante as celebrações, os fieis vivenciaram muitos momentos importantes, como a investidura de  novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE), que que aconteceu na última quinta-feira, 18.

A celebração Eucarística teve início às 19h e teve presidência do bispo da diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, e concelebração do pároco da Igreja matriz, Pe.Tony Valério, juntamente com o Pe. Roberto (vigário paroquial da paróquia Santa Maria Goretti), dos diáconos permanentes José Araújo, e Ailton Matos, além dos seminaristas da diocese de Itabuna.

Na oportunidade, o Pároco Pe.Tony Valério agradeceu a todos pela participação em todas as noites e também pela contribuição e doação em prol da festa da santa padroeira.
Após a santa missa, os fieis participaram da procissão com a imagem da santa pelas ruas do bairro expressando sua fé cantando, rezando e com muita alegria.

Santa Maria Madalena foi a primeira mulher que viu Cristo ressuscitado. Maria Madalena é uma das discípulas mais fiéis e que o Senhor escolheu para ser testemunha de sua ressurreição ante os apóstolos, do mesmo modo é exemplo para toda mulher da Igreja e da evangelização autêntica, isto é, de uma evangelizadora que anuncia a alegre mensagem central da Páscoa.

Em 2016, o Cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos no Vaticano, emitiu um decreto no qual, seguindo a vontade do Papa Francisco, estabeleceu-se que a memória litúrgica Santa Maria Magdalena fosse elevada à festa. Referindo-se a ela, Bento XVI expressou em 2006 que “a história de Maria Madalena recorda a todos uma verdade fundamental: discípulo de Cristo é aquele que, na experiência da debilidade humana, teve a humildade de lhe pedir ajuda, foi por Ele curado e se pôs no seu seguimento de perto, tornando-se testemunha do poder do seu amor misericordioso, mais forte do que o pecado e a morte”. 

Maria Madalena seguiu Jesus até o Calvário e esteve diante do corpo falecido do Senhor. No domingo da Ressurreição, foi a primeira a ver o Cristo ressuscitado e teve a honra de ser enviada pelo Senhor para anunciar esta boa notícia aos discípulos.

Confira em nossa página oficial no Facebook, o álbum de fotos do evento: 
www.facebook.com/portalcatolicooficial

Deixe uma resposta