Os frades Capuchinhos de Bahia e Sergipe darão início nesta segunda- feira, 15 de julho, o XIII Capítulo Provincial Eletivo dos Frades Menores Capuchinhos. A programação segue até o dia 19 de julho, em Salvador, na e terá a presidência do Conselheiro Geral para o Brasil, Frei Carlos Silva.
Cerca de 80 frades estarão envolvidos nesse momento de vitalidade franciscana. Segundo o site oficial dos frades Capuchinhos de Bahia e Sergipe, após a Assembleia Temática, os Capuchinhos entraram em ritmo de preparação próxima, uma vez que foram criadas as Comissões que, após um trabalho intenso, apresentarão os resultados do labor à Assembleia Capitular.
O Pe. o Frei José Genilton, pároco da Igreja de Santa Rita de Cássia, pediu aos paroquianos, orações por todos frades e informou ainda que todos os dias nos horários das missas, terão padres presidindo as santa missa na igreja matriz, situada no bairro São Caetano em Itabuna (BA).
É de se notar que a importância de um capítulo numa Província, para além do aspecto jurisdicional-canônico, é um momento forte para amalgamar a cultura do encontro, para solidificar a fraternidade, para rever a caminhada, para avaliar o caminho percorrido, para propor novas perspectivas e prioridades e, sobretudo, para reacender a chama do carisma, em meio a uma sociedade faminta do testemunho de Jesus Cristo.
Segundo o site, muitos irmãos darão suporte para que o encontro aconteça com harmonia, qualidade técnica, eficiência humana, observando os desafios ecológicos que nos propusemos refletir. Por causa disso, será um capítulo ecologicamente correto, usando as novas tecnologias para diminuir o uso de papel, a serviço do bem comum e da promoção humana.
Cada detalhe do encontro, obedece ao tripé que norteia a nossa vida: espiritualidade, trabalho e estudo. Para secundar a trilogia, alguns especialistas do Brasil foram convidados, outros irmãos da Província farão intervenções, tudo concorrendo para que a Paz se difunda e o Bem de Deus seja visível entre nós. Dentre os assuntos, a Ratio Formationis é um tema imperioso, uma vez que toda Ordem se movimenta nessa direção.
No capítulo, serão eleitos o Ministro Provincial e seus Conselheiros, como também novas decisões serão assumidas para o bom andamento da Província Nossa Senhora da Piedade da Bahia e Sergipe, nos próximos três anos.
Nosso agradecimento ao Provincial cessante, Frei Liomar Pereira da Silva, que trabalhou com esmero e dedicação na condução da amada Província nos últimos seis anos. Para ele, força e paz!
Rezemos suplicando a Deus “a graça de celebrar, sob as luzes do Espírito Santo, o XIII Capítulo Provincial Eletivo. Assim, sob o olhar materno da Virgem da Piedade, aprendamos o real sentido da fraternidade e da minoridade. E que saibamos dialogar com as diferenças, colocando em comum nossos dons, estabelecendo relações de humildade e confiança, pois, só assim construiremos um mundo mais justo, uma Igreja mais evangélica e fraternidades mais proféticas, renovadas e inspiradoras”.
Na foto, estes são os membros do Governo Provincial atual que respondeu pelo triênio 2016-2019. São eles: Ministro Provincial, Frei Liomar Pereira da Silva, o Vigário Provincial, Frei Gilson de Jesus Marinho e os Conselheiros, Frei Cristóvão Lima de Matos, Frei Vandeí Sant’Anna e
Frei Hélio dos Santos Silva. Do 15 ao dia 19/07 os frades capuchinho que são mais oitenta irão eleger novo governo provincial de Bahia e Sergipe.
Informações: do site dos Frades Capuchinhos de Bahia E Sergipe.
Edição e adaptação de texto: Redação Portal católico. Net
Comments
No comment