Igreja de São Jorge, em Ilhéus, vai ser reaberta nesta sexta-feira!

Depois de quase quatro anos fechada para restauração, finalmente, nessa sexta-feira, dia 5, acontece a reabertura da Igreja de São Jorge, em Ilhéus (BA), com uma missa, às cinco e meia da tarde, presidida pelo Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli.

 A igreja é uma construção antiga, do final do século 16, que conta a história de Ilhéus, e que traz o nome de um dos padroeiros da cidade, São jorge, santo protetor e guerreiro. O trabalho de restauração durou um ano, e  foi feito pelo restaurador que veio da cidade de Cachoeira, Alex kleb. Atualmente, ele está fazendo a parte da pintura original das paredes, que vai demorar em torno de três meses pra ser finalizada.

Mas, vale ressaltar, que ainda falta concluir 40 por cento da obra de restauração da igreja, como exemplo, o coro, reparos no piso, além das portas, pinturas interna e externa, os sinos e algumas rachaduras na fachada da igreja.

A Igreja de São Jorge foi fechada pra restauração em 2015. A obra de reparo começou em 2016.

Pra ajudar no processo de restauração, desde 2016 foi montado o projeto “Todos pela Igreja de São Jorge”, que é coordenado por Graça Barbosa.

Segundo ela, a campanha parou anteriormente, porque foram recebidos recursos do Governo do estado. Mas, agora, a campanha foi retomada porque o dinheiro acabou.

Quem quiser ajudar no processo de restauração da Igreja de São Jorge, basta ir na Catedral de São Sebastião, pegar um carnê ou o número da conta pra depósito.

Foto:Divulgação

Texto:Redação/Portal Católico

Deixe uma resposta