Santo Antônio é celebrado em várias paróquias do sul da Bahia. Confira!

, Homilias

A 10ª noite do Trezenário do glorioso Santo Antônio, padroeiro do bairro Belo Vista, em Ibicaraí (BA). O tema central do Trezenário é: Avançais para as águas mais profundas e lançais vossas redes para a pesca.”(LC 4,4b) e o lema: “Em atenção em sua palavra lançaremos as redes…”.(LC 5,5). A  Celebração  Eucarística aconteceu às 19h na Comunidade de Santo Antônio, e quem presidiu foi o bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos. Na oportunidade, ele ressaltou o tema e questionou: “Estamos fazendo isso aqui em Ibicaraí? Estamos avançando para as águas mais profundas? Estamos lançando as redes?”. E continuou falando sobre esse tema: “O mar grandioso deste mundo começa também na sua casa. O mar da vida começa na sua família!”

O Trezenário teve início no dia 01 e segue até o dia 12 de junho. O grande dia festivo acontece no dia 13. 
A concelebração foi feita pelo Pe. Wesley da Conceição do Carmo, pelo Pe. Monsenhor Sebastião Bezerra e pelos diáconos  permanentes da Diocese de Itabuna: Trajano Oswaldo e Sandoval.

Outras paróquias também estão celebrando Santo Antônio: Itororó, Itajú do Colônia e Firmino Alves. Essas cidades, que têm Santo Antônio como padroeiro, terão o dia 13 como feriado religioso.

Em Itabuna, várias paróquias também celebram o glorioso Santo Antônio. São elas: a Paróquia Santo Antônio, do bairro Antônio; a Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ferradas; Paróquia Santa Maria Madalena, do bairro Nova Itabuna, entre outras.

A Diocese de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, também têm  paróquias e comunidades dedicadas à Santo Antônio, nas cidades de Ilhéus, Pirai do Norte, Teolândia, Ubaitaba, Coaraci, Itacaré, entre outras. Nas cidades de Teolândia, Ubaitaba e Pirai do Norte será ferido municipal religioso no dia 13.

São milhares de paróquias e comunidades por todo continente que estão em preparação para festejar Santo Antônio.

Conheça um pouco a história de Santo Antônio:

Santo Antônio de Pádua Frade franciscano e doutor da Igreja. O nome original de Santo Antônio era Fernando de Bulhões. Ele nasceu em 1195, em Lisboa, numa família nobre e rica. Educado em Coimbra, tornou-se membro da Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote aos 25 anos.
Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua, Santo Antônio diz: ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor. Em 
seguida, faleceu.
Os meninos da cidade logo saíram a dar a notícia: o Santo morreu. E em Lisboa os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo. Ele também é chamado de Santo Antônio de Lisboa, por ser sua cidade de origem.

Fotos:Reprodução/Facebook

Deixe uma resposta