Fiéis e devotos começam as homenagens a Santo Antônio neste final de semana em milhares de paroquias e capelas por todo o Brasil e em outros países.
Várias igrejas do país têm o santo como padroeiro e realizam Trezenário, novena e tríduo no mês de junho para festeja o santo.
Os festejos em homenagem ao glorioso padroeiro Santo Antônio, celebrado em junho, começam sempre no dia 31 de maio e prosseguem até o dia 13 de junho – dia do padroeiro, com as missas sendo realizadas todos os dias.
Até o dia 13 de junho, dia dedicado ao santo, devotos participam de missas, procissão em agradecimento.
A diocese de Itabuna, no sul da Bahia, tem quatro paróquias nas cidades de Itororó, Itaju do Colônia, Firmino Alves e Itabuna (bairro Santo Antonio e no Santuário na Avenida do Cinquentenário.
A diocese de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, também tem quatro paroquias dedicada ao santo nas cidades de Ilhéus, Pirai do Norte, Teolândia e Ubaitaba.
Conheça um pouco a história de Santo Antônio:
Santo Antônio de Pádua Frade franciscano e doutor da Igreja. O nome original de Santo Antônio era Fernando de Bulhões. Ele nasceu em 1195, em Lisboa, numa família nobre e rica. Educado em Coimbra, tornou-se membro da Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote aos 25 anos.
Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua, Santo Antônio diz: ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor. Em seguida, faleceu.
Os meninos da cidade logo saíram a dar a notícia: o Santo morreu. E em Lisboa os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo. Ele também é chamado de Santo Antônio de Lisboa, por ser sua cidade de origem.
Comments
No comment