Muitas pessoas podem se surpreender, mas a verdade é que o templo mais alto do mundo católico se encontra fora da Europa. A Basílica de Nossa Senhora da Paz de Yamusukro, Costa de Marfim, é o templo católico mais alto do mundo e um dos maiores do planeta. Suas proporções rivalizam com o esplendor da Basílica de São Pedro no Vaticano, da qual busca ser a réplica africana, e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida no Brasil.
A cúpula da Basílica, de grande similitude à da Santa Sé, tem uma altura de 158 metros, superando a original, de 137 metros de altura. Seu comprimento também é ligeiramente superior (195 metros), e sua largura de 150 metros permite que o templo albergue em seu interior a mais de 18 mil pessoas. Além do templo, o complexo, que inclui colunatas similares às do Vaticano, tem uma explanada na qual podem congregar-se 300 mil pessoas.
A monumental Basílica foi edificada entre os anos 1986 a 1989 pelo então presidente da Costa do Marfim, Félix Houphouet-Boigny, que financiou pessoalmente a milionária obra. A Basílica fez parte do projeto da cidade de Yamoussoukro, cidade natal do governante e designada como nova cidade capital. O templo foi construído com mármore importado da Itália e adornado com vitrais fabricados na França, e oferecido como obséquio à Santa Sé. Após uma reflexão inicial, foi aceito com a condição de que se edificasse também um hospital para pacientes necessitados e uma universidade católica.
O templo foi consagrado pessoalmente pelo Papa São João Paulo II no dia 10 de setembro de 1990, em uma das poucas oportunidades na qual o templo pode ficar repleto. Paradoxalmente, a povoação católica da Costa do Marfim corresponde a cerca de 17 por cento do total da população, com 2,8 milhões de batizados.(Gaudium Press)
Comments
No comment