Encerrou a Semana Eucarística Jubilar em Coaraci

, Homilias
A Semana Eucarística Jubilar (Jubileu de Ouro) teve início no domingo, 14, e encerrou neste domingo dia 21 de outubro, às 18h, com a celebração Eucarística, sob a presidência do Pe. Edinilson Vivas Batista (pároco) e concelebração do Pe. Marcos Batista e Reitor do Seminário Diocesano, da Diocese de Ilhéus, o Pe. Damião Borges, vigário paroquial da paróquia São Jorge, na cidade de Ilhéus e o diácono permanente da Diocese de Ilhéus, Erisvaldo Araújo Arataca e o diácono Transitório Nilson Roberto. 
 
O Pe. Marcos foi o convidado para refletir o Subtema da 7ª noite e de encerramento da festa: “A igreja aceita o convite do mestre: Fazei isto em memória de mim”.
 
Teve procissão eucarística e encerramento com a bênção do Santíssimo Sacramento. No dia 19, ocorreu mais uma noite festiva em comemoração ao Jubileu de Ouro, onde teve a participação especial da paróquia Sagrado Coração de Jesus de Itajuípe (Igreja- mãe, de onde a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Coaraci foi desmembrada em 1925). Neste período, de um ano de festa da paróquia, várias religiosos  foram homenageados.
 

No dia 20,  a última noite dos festejos do Jubileu de Ouro, homenageando aos religiosos que serviram Nossa Senhora de Lourdes antes da criação da Paróquia. Aconteceu o evento festivo em comemoração ao jubileu de ouro, com mais de mil crianças para comemorar essa data tão especial para nossa paróquia. Nestes doze meses de (de outubro 2017 a outubro de 2018), aconteceram vários eventos diocesanos direcionados para a cidade de Coaraci para a paroquia Jubilar(aniversariante),como o Dia Nacional da Juventude (DJN), visita da Imagem peregrina de Bom Jesus da Lapa,XIV Romaria da Terra e das Águas Diocesanas (com plantio de algumas árvores na cidade), evento da Pastoral Familiar Diocesana, Show com cantora católica (com a Missionária Ana Paula da Ordem Carmelita), Missa dos Santos Óleos em 27 de março de 2018, Comemorações alusivas à Festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes em fevereiro, entre outros momentos de evangelização. 

A história da Paróquia Jubilar 

No dia 03 de Abril de 1925, na primeira sexta-feira do mês, foi benta a pedra fundamental de construção da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus do município de Itajuípe e a paróquia Nossa Senhora de Lourdes foi desmembrada da paróquia de Itajuípe em 1968, na cidade de Coaraci, no município do sul da Bahia, que compõe a Diocese de Ilhéus e tem como pastor, o Bispo Diocesano, Dom Mauro Montagnoli.
 
As comunidades que compõe a Igreja matriz são 10 capelas: A comunidade Santa Helena (distrito da Ruinha dos três Braços), Comunidade de São Roque ,(distrito do Garganta),Nossa Senhora Aparecida que situa-se no bairro Maria Gabriela, e São José da Água Divina (Zona Rural),Santa Rita de Cássia, São Francisco, São Roque entre outras.(São quatro na zona rural e seis na zona urbana).
 
As paróquias que foram desmembradas (criadas) da Igreja matriz de Nossa Senhora de Lourdes de Coaraci: As paróquias que foram criadas. Sendo assim: Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes (é conhecida como e Igreja mãe e desmembrou as seguintes comunidades, hoje paroquias),e são elas: A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Almadina ,foi criada em 1994 e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, situada na cidade de Itapitanga, foi Criada em 1983.
 
A equipe do portal católico parabeniza o Padre Edinilson Vivas Batista (pároco) e toda a coordenação do Jubileu de Ouro pelo belíssimo trabalho de evangelização nestes 365 dias de dedicação e amor pela igreja de Jesus Cristo e aos membros da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia pelo belíssimo trabalho evangelização.
Fotos: Pascom
 

Deixe uma resposta