A Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, em novembro celebrará o seu 40.º aniversário de fundação. As comemorações para viver este Ano Jubilar, começaram nesta quinta-feira, com uma santa missa de abertura, que aconteceu às 12h na Catedral de São José em Itabuna.
O momento celebrativo contou com as presenças do Bispo Diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos e todos os padres da diocese ,além de diáconos e seminaristas.
Ao presidir a missa, Dom Carlos ressaltou a história da Diocese: “A nossa Diocese foi criada no dia 7 de novembro de 1978. Nesta data, o nosso querido e amado Papa São João Paulo II, fazia desta cidade, a sede da nova diocese, saindo da Diocese de Ilhéus, para ser uma sede diocesana”, disse o Bispo.
Para celebrar os 40 anos, já preparou uma programação especial que marca a memória, história e também, motiva os diocesanos e paroquianos a darem continuidade à vivência do testemunho de fé, missão e evangelização na Diocese de Itabuna.
Na oportunidade, alguns padres que fizeram e fazem história na Diocese, falaram sobre a emoção de fazer parte dessa comemoração jubilar. Um deles, foi o Padre Telmo, que disse: “Eu cheguei em 1984, com Dom Paulo sendo o terceiro bispo da nossa Diocese, e depois eu fui ordenado o primeiro padre desta igreja. A igreja estava na caminhada, engatinhando, e hoje a Igreja está aí, viva, presente na história”.
Serão vários momentos festivos, entre eles, vale destacar, que no dia 11 de novembro acontecerão uma caminhada e uma missa solene. A caminhada terá concentração no Jardim do Ó e em seguida segue para o Estádio Luiz Viana Filho, situado na Avenida Kennedy, no bairro São Caetano. Segundo a organização, é possível que, em média, cinco a dez mil fiéis das 33 paróquias, pertencentes à Diocese aniversariante, estejam presentes, além de padres, diáconos, seminaristas, bispos, entre outros religiosos e religiosas.
Confira abaixo, a programação completa do mês de novembro:
Dia 03: Vigília de oração nas paróquias da Forania Centro e abertura das comemorações na Forania Sul em Canavieira com show da Banda Colo de Deus.
Dia 04: missa de envios nas paróquias.
Dia 6 a 9 :nas paróquias da Fornias Norte e Sul- encerramento com momento forte a nível paroquial.
Dia 10: na Forania Centro- três tendas para a juventude, casais e crianças.
Dia 11: missa de encerramento com todas as paróquias, ao meio-dia; queimas de fogos e repicar dos sinos em suas paróquias. Ás 15h,a concentração acontecerá no Jardim do Ó e todos os fieis católicos irão caminhar até o Estádio Luiz Viana Filho para a missa de encerramento dos 40 anos da Diocese.
História da Diocese
A Diocese de Itabuna foi criada pela bula pontifícia Dei Concilio do Santo Padre São João Paulo II em 7 de novembro de 1978 e foi instalada em 16 de fevereiro de 1975, desmembrada da Diocese de Ilhéus no litoral sul da Bahia. A Diocese de Itabuna conta com 33 paróquias distribuídas em 19 municípios no sul baiano, sendo 14 paróquias em Itabuna e 19 em outras cidades. Atualmente, estão ativos 21 padres do Clero diocesano, 9 diáconos permanentes, 11 Seminaristas. E quatro ordens religiosas que são: Passionista,Palotino, Ordem dos Frades Minores Capuchinhos e Frades Servitanos do Instituto Servo do Senhor. A Diocese de Itabuna tem como padroeiro, São José. Bispos que passaram pela Diocese:
1ª Dom Homero Leite Meira de 1978 a 1980
2ª Dom Eliseu Maria Gomes de Oliveira (Ordem dos Carmelitas) de 1980 a 1983
3ª Dom Paulo Lopes de Farias de 1983 a 1985
4ª Dom Ceslau Stanula, CSsR de 1997 a 2017 (Bispo emérito)
5ª Atual Bispo é Dom Carlos Alberto dos Santos desde 2017 (a posse aconteceu em 7 de abril).
Álbuns de fotos.Clique aqui e confira.
Comments
No comment