A Igreja Católica por todo o Brasil está celebrando no mês de agosto, o mês das vocações. Neste domingo (05) foi celebrada a vocação sacerdotal.
Na Diocese de Itabuna, no sul da Bahia, ocorreu nesse domingo, no Colégio AFI, no centro da cidade, o Anúncio Vocacional, com o propósito de apresentar as propostas de Jesus Cristo a centenas de jovens de várias paróquias e comunidades.
Cada jovem pôde tirar suas dúvidas com os membros das vocações como: sacerdotal matrimonial, vida religiosa ou consagrada.
O Anúncio Vocacional iniciou com a acolhida e inscrições dos jovens participantes do encontro.
O Pe. Adriano Fernandes (Reitor do Seminário Propedêutico na Diocese e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional na Diocese), foi um dos palestrantes, o Pe. Frei Ivanilton Oliveira (pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Itabuna) além dos casais da Pastoral Familiar da Paróquia Santa Rita de Cássia, Rosa e Rogério; e da Pastoral da Catequese, Danilo e Esposa (Paróquia Nossa Senhora das Vitórias da cidade de Santa Cruz da Vitória).
As Congregações e comunidades com Stands Vocacional foram: MEFA , Agostinianas, Irmãs Franciscanas Marianas Missionárias (Canavieiras), Vicente Pallotti (Camacan e Mascote), Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Irmãs Franciscanas Terciárias Regulares, Comunidade Filhos de Israel, Comunidade das Irmãs dos pobres de Santa Catarina de Sena, Irmãs Salvina Petrilli, entre outras. Alguns dos participantes afirmaram que já escolheram suas vocações.
O evento finalizou com a santa missa presidida pelo bispo Diocesano da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, e concelebrada pelo Diácono Trajano Oswaldo, pelo Pe. Edvan Sena (paróquia São João Batista do distrito de São João do Paraíso (Mascote), e pelo Pe. Manoel Cardoso (paróquia São Sebastião de Camacan), pelo reitor do Seminário Propedêutico e pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, o Pe. Adriano Fernandes, além dos seminaristas.
Na oportunidade, Padre Adriano Fernandes ressaltou o objetivo do Encontro que é “entendermos o nosso espaço, a nossa vocação, o chamado que Deus no faz dentro da Igreja, nos diversos serviços dentro da Igreja, seja ele de ordem específica, as vocações específicas (no caso, os ministros, ordenados, padres, diáconos, mas também, os religiosas, religiosas, consagrados e consagradas, fieis leigos nos inúmeros ministérios que temos dentro da Igreja… é um Encontro que nos ajuda no discernimento da nossa vocação dentro da Igreja, desde a nossa vocação à vida, até a nossa vocação específica”.
Na homilia, Dom Carlos disse: “Estamos aqui hoje neste Anúncio para que vocês, jovens, possa dar uma resposta a Jesus. Uma resposta consciente, segura, madura e inteligente”.
Cerca de 110 jovens das dioceses de Itabuna ,Ilhéus e de várias cidades circunvizinhas participaram do 1° Anúncio Vocacional, segundo os organizadores. Nesse encontro, os jovens conheceram melhor as diversas formas que Deus chama para servir no seu Projeto de Salvação e de servir o irmão através da vocação específica com palestras, partilha vocacional ,missa e stands das comunidades e congregações da Diocese de Itabuna.
Texto e fotos:Portal Católico.Net
Galeria de fotos.Clique aqui
Comments
No comment