Dom Ceslau é homenageado em Bom Jesus da Lapa

, Entrevistas

O Novenário do Senhor Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, teve início no último sábado, 28 de julho, e segue até o dia 05 de agosto, véspera da festa do padroeiro de Bom Jesus da Lapa e  do Santuário de pedra e luz, que está completando 327 anos e atrai peregrinos de todo o Brasil e do exterior.

 Sendo realizada há mais de três séculos, a 327ª Romaria do Bom Jesus, é reconhecida como a terceira mais movimentada romaria do Brasil. O município acolhe a cada ano aproximadamente 1,8 milhões de peregrinos vindos de várias partes do país, como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Sergipe, Espírito Santo, entre outras.

Bom Jesus da Lapa fica há aproximadamente 800 km de Salvador e é  considerada como a Capital Baiana da Fé. Este ano,  Romaria tem como  tema “Como discípulos do Bom Jesus, cristãos leigos e leigas, missionários comprometidos com a igreja em saída”.

A Romaria está homenageando os missionários  redentoristas que contribuíram  com  os ensinamentos bíblicos e de  evangelização na Diocese de Bom Jesus da Lapa. Um dos homenageados foi o Bispo Emérito da Diocese de Itabuna (BA), Dom Ceslau Stanula, que foi um dos primeiros Missionários Redentoristas a Trabalhar no Santuário do Bom Jesus da Lapa.

Na oportunidade, Dom Ceslau falou sobre o sentimento de estar participando mais uma vez dessa ocasião tão especial: “Estar aqui, depois de tantos anos anos, é uma diferença lógica, invisível. Eu fui o primeiro superior aqui primeiro reitor deste Santuário, de 1972 a 1984, e era pároco aqui, ao mesmo tempo. Éramos cinco missionários, que tinham começado o trabalho. Realmente foi um trabalho muito árduo, porque não tínhamos recursos, não somente financeiro, mas recursos técnicos. Nós trouxemos equipe de transmissão. Mas, o povo começou a vir aqui, e ao mesmo tempo que vinha o povo, nós começamos o melhoramento desse Santuário. Fizemos o piso da Gruta da Soledade. O piso da Gruta de Bom Jesus estava deteriorado”. Dom Ceslau afirmou ainda, que a mudança não foi só na estrutura, mas também na renovação da missão, com celebrações de missas. “Aqui nós equilibramos a Pastoral e a Pregação do Evanegelho. Investimos nesse Santuário como o Patrimônio da Humanidade”, finalizou.

Ceslau Stanula recebeu a ordenação sacerdotal no dia 19 de julho de 1964. Depois de seis anos de trabalho na Argentina, os superiores o mandaram para o Brasil, deu se  início à Missão Redentorista da Bahia, em Bom Jesus da Lapa. Ele atuou como Bispo  na Diocese de Itabuna por 20 anos, de 1997 a 2017.

Foto:Arquivo/Portal Católico.Net

Texto:Redação Portal Católico.Net

 

Deixe uma resposta