No dia 31 de maio, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo (Corpus Christi). Na Arquidiocese de Salvador, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa campal, às 8h, em frente à Igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus). Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis sairão em procissão com o Santíssimo Sacramento e seguirão até a Praça do Campo Grande, onde haverá a Bênção com o Santíssimo.
Após a Celebração Eucarística, os fiéis sairão em procissão do Centro Histórico, passando pela praça Municipal, rua Carlos Gomes, até a praça do Campo Grande, onde será dada a bênção final. Durante todo o percurso, Dom Murilo carregará o ostensório com o Santíssimo Sacramento.
Embora, neste dia, as paróquias da Arquidiocese contem com programações próprias para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, todas elas, os grupos, movimentos, pastorais, irmandades e associações são convocados a participar da celebração no centro da cidade, e a levar faixas e estandartes.
Corpo e Sangue de Cristo
Originada no ano de 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teve visões de Cristo pedindo-lhe que a Eucaristia fosse celebrada com destaque, a Solenidade de Corpus Christi teve início somente no ano de 1264, por meio da bula Transiturus de hoc mundo, instituída pelo Papa Urbano IV. No ano de 1269, a solenidade foi oficialmente decretada. “Nós, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, temos um compromisso especial com Jesus Eucarístico: esta foi a primeira cidade do Brasil a organizar e promover a solenidade de Corpus Christi. Aqui aconteceu, pela primeira vez em nosso país, a já tradicional procissão ligada a essa solenidade. Nossa cidade foi o altar onde Jesus, pela primeira vez, foi adorado solenemente!”, afirma Dom Murilo.
No Brasil, a primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1549. De acordo com o calendário litúrgico, a Solenidade de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Contudo, é importante lembrar que o dia de comemoração do Sacramento da Eucaristia é a Quinta-feira Santa, dia em que foi instituída, enquanto que a festa de Corpus Christi se constitui como uma reduplicação da mesma.
Por Sara Gomes
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Salvador
Comments
No comment