O Padre Sírio Ortodoxo, Messias Nunes Correia lança, pela Editora A5, a 2ª edição ampliada do livro Enlace Espiritual- o encontro com Deus no deserto. Nessa edição, o autor desenvolve, além dos temas anteriores, novas abordagens que transitam entre: A dessemelhança gerada pelo pecado, O pecado e a desfiguração da beleza, O pecado e a des-memória, O pecado e a perda da visão, A vida nova em Cristo, A obediência e o caminho espiritual e A expansão da vida interior.
De acordo com a Drª Debora Chaves, “o padre Messias oferece não apenas uma forma de conduzir a vida cristã de acordo com os preceitos bíblicos e espirituais, mas sobretudo, faz um mapeamento das escolhas que devemos fazer, quando, em meio aos apressamentos da vida contemporânea, ‘pós-moderna’ podemos parar, orar, buscar de Deus uma direção e ouvir a sua voz no silêncio do deserto”. Trata-se de uma obra atravessada pela beleza poética e mística que ajuda o leitor em sua intimidade com Deus. A narrativa é intercalada por alguns poemas e epígrafes, dentre os quais são destacados:
Enquanto caminha nesse mundo, o místico é um pássaro noturno. Manifesta-se a partir do seu crepúsculo. Sua vida escondida é ícone escrito pelo Espírito. Nele, a obra de Deus é talhada em vaso de argila. Aquele que experimenta Deus é sempre o vaso de espera e um cálice profundo, onde Deus transborda.
Perfeita Harmonia que minha alma anseia. Doce Beleza que minha noite afaga. Espero-te com portas entreabertas. Não entres ainda, indigno ambiente me encontro. Tenho pressa a Acolher-te, mas o que tenho dar-te? Toma minha escuridão, os passos tímidos em tropeços e a solitária noite que demora.
Ó Luz não agressiva, Escuridão que descansa, Eterna atração de amor, Terno laço que envolve. Espero-te e não sei mais como esperar-te. Espero-te já em Ti, enquanto vens… Ó bendita escuridão que minha alma habita cega, só e imóvel. Cresça em mim, calando-te! Cala-te e torna-me abismo, Abismo de silêncio e chama.
No prefácio da obra, o Frei Edilson Yoshimura destacada as impressões que teve ao percorrer as linhas e entrelinhas, e que foi possível perceber o místico de mãos dadas com o poeta, num enlace mais que natural […] E que lembrou -se de Drummond dizendo que “enquanto o místico encontra no silêncio a chave última de sua comunicação com Deus, o poeta místico se esforça por converter em palavras o resultado dessa comunicação”.
Já o padre Vinícius Mascarenhas ressaltou que é “uma prosa leve e pesada. Bem paradoxal ao estilo do autor, ao tempo que envolvente e que sentiu, a partir da leitura, a vontade de cair de joelhos e rezar”.
Ainda nesse ano será publicada uma obra poética, com título: A Ascensão Noturna e as estações místicas. Aguardem!!
Que Deus abençoe!
Adquira já o seu!
Faça seu pedido pelo e-mail : messiasnc@hotmail.com
Texto:Messias Nunes Correia
Comments
No comment