A Paróquia Santa Rita de Cássia, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, celebrou nesta quinta-feira (29), a missa da Eucaristia e lava- pés, às 19h, com a presidência do pároco da igreja matriz, o Pe. Frei José Genilton e concelebrada pelo Pe. Frei Anailton Brito. Nesta celebração, o sacerdote lavou os pés de 12 pessoas, integrantes das comunidades e paroquianos, representando ato realizado por Jesus Cristo, em sinal de obediência e humildade.
A Missa da Ceia do Senhor abre o Tríduo Pascal. Nesta celebração, acontece o rito do Lava-pés, recordação do gesto de Jesus durante a Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. Celebram também a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Cristo, na noite em que ia ser entregue, ofereceu a Deus o seu Corpo e o seu Sangue, sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou a seus discípulos.
“A liturgia da Quinta-feira Santa fala do amor, com a cerimônia do Lava-pés, a proclamação do Novo Mandamento, a Instituição do Sacerdócio Ministerial e a Instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo e sangue. Essa é a manifestação profunda do amor de Cristo por nós”, disse o frei Genilton.
No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento ao altar-mor para o salão paroquial da igreja matriz para onde se tem o costume de fazer a Adoração do Santíssimo Sacramento durante toda a noite em oração.
Nesta Celebração, não acontece a Benção final. A vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento teve início logo após a Santa Missa e permanecerá durante toda a madrugada em algumas paróquia até 15h de sexta-feira Santa (30), quando ocorre a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Devido a violência na cidade de Itabuna, todos os grupos permaneceram até às 22h e retornaram às 6h, desta sexta-feira, e seguiram até às 15h. A Celebração da Paixão do Senhor às 16h, logo após a Celebração, segue a Procissão do Senhor Morto, pelas ruas e avenida do bairro São Caetano.
Por: Redação Portal Católico
Comments
No comment