Neste último sábado (24), a Paróquia Santa Rita de Cássia e os animadores de comunidades, pastorais, movimentos e grupos se reuniram para discutir, estudar e refletir o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, proposto pelo Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8). O estudo sobre a Campanha da Fraternidade foi assessorado por Davi Pedreira, membro da Pastoral Carcerária e pelo pároco da Igreja matriz, o Pe. Frei Jose Genilton. Além das discussões sobre o tema, também aconteceu o trabalho em grupos, pastilha e o gesto concreto.
O encontro teve início às 14h30 e finalizou com oração, às 17h.
O evento começou com um momento de espiritualidade e na sequência houve palestras e discussões com exposição da realidade brasileira sobre as diversas formas de violência sofridas e praticadas pelo ser humano.
Conheça um pouco como começou a Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade teve início na década de 60 no Brasil, quando três padres, responsáveis pela Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha, cujo objetivo era angariar fundos para atividades assistenciais. A esta ideia deram o nome de Campanha da Fraternidade, e foi realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Em 1964 foi lançada divulgada pela CNBB a primeira Campanha da Fraternidade de abrangência Nacional, com o tema “Igreja em Renovação”, sob responsabilidade do Secretariado Nacional de Ação Social da CNBB, sob cuja dependência na época estava a Cáritas Brasileira, idealizadora da mesma. A Campanha da Fraternidade hoje é uma instituição de mais de meio século de história, que muito contribui para a sociedade brasileira. Ela nasceu no contexto do Concílio Vaticano II, que iniciou um tempo de renovação na Igreja, trazendo muitas luzes para todas as realidades da Igreja. O grande objetivo da CF é despertar nas pessoas o senso de justiça social, de fraternidade e de amor ao próximo.
Por:Redação Portal Católico
Comments
No comment