Após nove noites em preparação para festejar o glorioso São José, finalmente nesta segunda-feira (19), feriado municipal em Itabuna (BA), a população católica se mobilizou para celebrar o dia do padroeiro da cidade, da Catedral e da Diocese de Itabuna. Dia este, que foi repleto de uma programação tradicional e especial: três missas em horários diferentes (às 7h, às 10h e às 14h), presididas pelo Bispo Diocesano, Dom Carlos Alberto dos Santos.
Por volta das 16h, centenas de fieis seguiram em procissão percorrendo as principais ruas da cidade, homenageando o santo. Emocionados, os católicos cantavam, rezavam e pagavam promessas. Ver a imagem de São José ser acompanhada por uma multidão de fieis,é com certeza, um dos momentos mais esperados e bonitos desta tradicional festa. Após a procissão, teve a Benção do Santíssimo Sacramento.
Na eventualidade, estiveram presentes, fieis de diversas paróquias, religiosos, personalidades itabunenses e políticos. Entre eles, o prefeito de Itabuna, o senhor Fernando Gomes e o Vereador Enderson Guinho, que é um católico muito atuante na Igreja (membro da Paróquia Senhor do Bonfim e Coordenador do EJC e Movimento escalada na Diocese de Itabuna).
Na oportunidade, Dom Carlos agradeceu a todos os envolvidos no Novenário, que teve início no dia 10 deste mês, e parabenizou o atual pároco da Catedral de São José, o padre Gilvan Oliveira, por ter organizado uma festa tão bonita em pouco tempo. E, aproveitou, para propor aos fieis, que refletissem o tema abordado na Campanha da Fraternidade, repensando como está sendo o modo de vida na sociedade e na Igreja. “Vós sois o sal da Terra, vós sois a luz do mundo. Quem vai dar gosto, luz, a este mundo, é Deus! Assim fez São José, que se tornou uma luz e até hoje é lembrado, dando gosto, dando valor, dando cada vez mais este entendimento: eu preciso ser a luz, como José!”, finalizou.
Reportagem e fotos: Valdeni Elias
Edição de texto: Anara Passos (Jornalista)
Álbuns de fotos. Clique aqui e confira.
Comments
No comment