Na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, às 18h, acontecerá a reabertura da Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, localizada no Centro Histórico de Salvador. A cerimônia contará com as presenças do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, do bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa, do superintendente do IPHAN, Bruno Tavares, além de representantes da prefeitura e do Governo do Estado.
Após 16 anos fechado, o templo foi completamente restaurado pelo IPHAN, no âmbito do PAC Cidades Históricas, no período de três anos e meio, e custou mais de R$ 11 milhões. Foram recuperados os bens móveis, móveis e integrados, a imaginária da Arte Sacra, bem como readequadas as estruturas de madeira dos altares mor e colaterais e da análise das trincas e rachaduras do altar-mor. Além disso, para evitar o deslocamento do solo, foram colocados 22 tirantes de aço para sustentar o templo.
Um a um, os azulejos pintados à mão e datados do século XVIII, bem como as imagens sacras, foram restaurados. Embaixo de sete camadas de tinta estava o tom azul das portas e até os 55 degraus da escadaria, cenário principal do filme “O Pagador de Promessas”, gravado em 1962, foi reformada, recebendo preenchimento nos lugares onde o piso encontrava-se quebrado.
Um novo sino foi colocado em uma das torres; o outro passou por limpeza e manutenção. A instalação elétrica foi substituída e os túmulos que se encontram no templo também foram reformados.
O templo
Construído em 1736 para ser matriz da freguesia criada 18 anos antes, a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, em alvenaria de pedra e tijolos, possui subsolo (ossuário), térreo (capela-mor e sacristia) e pavimento superior (tribunas e coro). O interior do templo tem o estilo neoclássico, destacando-se a pintura do teto, de autoria imprecisa, em perspectiva ilusionista barroca, de origem italiana.
Informações e foto:Arquidiocese de Salvador
Comments
No comment