Tomou posse na manhã deste sábado, 20, na Arquidiocese da Paraíba, Dom Manoel Delson, como novo arcebispo metropolitano do estado.
A Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves reuniu padres, seminaristas e fieis, que estiveram presentes para prestigiar o ato canônico.
A solenidade deu início às 9h com uma rápida acolhida a Dom Manoel Delson, no adro da igreja, que esteve acompanhado de bispos e arcebispos, entre eles Dom Aldo Pagotto, último arcebispo metropolitano que passou 12 anos no cargo e pediu renúncia alegando problemas de saúde.
Pagotto disse esperar maravilhas para a nova gestão.
– Espero maravilhas porque é um homem prudente e bom. Nós só esperamos o bem para o povo – disse.
Outro arcebispo emérito que esteve na solenidade, foi Dom José Maria Pires, de 98 anos.
A programação seguiu com o administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Genival Saraiva, lendo a carta do representante do Papa no Brasil, que não pôde estar presente.
Ele disse que a igreja está feliz por acolher Dom Delson.
– Nos sentimos felizes porque estamos acolhendo Dom Delson como aquele que vem para anunciar aos seus irmãos o amor de Deus – ressaltou.
Um dos momentos mais importantes foi a Leitura das Letras, que é a carta do Papa Francisco, direcionada a Dom Delson.
A posse canônica foi feita coma entrega do báculo, o cajado do pastoreio, por Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife.
Para o ato, ele convidou dom Genival Saraiva e os dois arcebispos eméritos.
Seguiram as saudações das representações da igreja para enfim Dom Manuel Delson assumir a missa como o novo arcebispo metropolitano da Paraíba.
Às 16h30 a Arquidiocese realizou um grande evento no Ronaldão, localizado no bairro do Cristo, em João Pessoa, para a missa de acolhida de Dom Delson.
Caravanas de várias cidades estiveram no local.
Com informações da TV Cabo Branco e Paraibaonline
Foto: Leonardo Silva/Paraibaonline
Comments
No comment