Com o objetivo de aprofundar a Encíclica Laudato Si do papa Francisco, o Regional Nordeste 3 da CNBB realizará entre 27 e 29 de outubro deste ano um seminário reunindo todas as Dioceses da Bahia e de Sergipe em Feira de Santana.
Para preparar este evento, representantes da Igreja, de universidades e organismos se reuniram na manhã desta quarta-feira, 19, no intuito de traçar as principais estratégias e métodos para realizar o seminário.
Dom Gilson Andrade, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e Secretário da CNBB NE3, explicou que a proposta é realizar esse seminário a partir da dimensão da fé, da doutrina social da Igreja e focada na Laudato Si: “essa nossa demanda vem ao encontro do que está sendo proposto a nível nacional. Queremos atingir vários setores e não ficar reservado ao nosso mundo eclesial. Por isso, queremos a colaboração de todos”, explicou
Este Seminário será a culminância de diversas reuniões realizadas nas sub-regiões pastorais e que já têm refletido sobre outros modelos de produção e desenvolvimento pautados em uma sociedade do bem-viver e em sintonia com o meio ambiente.
O seminário será realizado com a importante parceria de universidades, ONGs, pastorais sociais bem como diversos agentes envolvidos na análise, diagnóstico e na proposta de soluções para a questão ambiental.
O encontro foi assessorado pelo representante nacional da CNBB, Roberto Malvezzi que destacou que a EncíclicaLaudato Si fala de modo especial ao nosso tempo “por isso, não é possível deixá-la na gaveta, mas é preciso levá-las às nossas comunidades, ao povo”, disse.
Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari e presidente da CNBB NE3, ressaltou que é necessário entender o que o documento diz, segundo a nossa realidade: “a encíclica fala de uma ecologia integral, ligada ao nosso ambiente cotidiano, à realidade urbana que afeta nossas famílias e comunidades. Nosso foco são as pessoas”, finalizou.
Foto: Caio Barbosa
Fonte:CNBBNE3
Comments
No comment