O ano santo é um acontecimento que ocorre a cada 25 anos na Igreja Católica. O papa Francisco, contudo, decretou um ano santo extraordinário. “ Há todo um apelo para que as pessoas voltem o coração a Deus, uma busca pelo perdão dos pecados comunitários e sociais. Durante todo o ano as paróquias e comunidades viveram intensamente, com programações locais, o Ano Santo.
Na Diocese de Itabuna, a missa solene do encerramento do Ano da Misericórdia acontecerá às 18h, na Catedral de São José, no próximo domingo, 20.
Foram três paróquias que participaram da Abertura das Portas Santas na Diocese de Itabuna: Catedral de São José (Itabuna), paróquia São Boa Ventura (Canavieiras) e o Santuário Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Itabuna), do bairro Maria Pinheiro.
A Diocese de Itabuna iniciou a abertura da primeira Porta Santa, no dia 13 de dezembro de 2015.
A Porta Santa é uma porta aberta pelo Papa para marcar simbolicamente o início de um Ano santo. Cada uma das basílicas maiores de Roma tem a sua Porta Santa, que é fechada e murada fora deste período especial.
A tradição remonta a 1423 , ano em que o Papa Martinho V abriu, pela primeira vez na história, um ano jubilar através de uma Porta Santa na Basílica de São João de Latrão.
A abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro remonta ao Natal de 1499. Nessa ocasião o Papa Alexandre VI quis que as Portas Santas fossem abertas não apenas em São João de Latrão mas também nas outras basílicas maiores, a de São Pedro,a de Santa Maria Maior e a de Sao Paulo Extramuros.
Até ao Jubileu do ano 2000 era costume que o Papa abrisse a Porta Santa da Basílica de São Pedro, delegando depois esse poder a um cardeal para a abertura das portas das três outras basílicas. O Papa João Paulo II rompeu esta tradição fazendo ele mesmo a abertura e o fechamento de todas as quatro Portas Santas de Roma: a da Basílica de São Pedro foi a primeira a ser aberta e a última a ser fechada.
Por Redação Portal Católico
Comments
No comment