Seminaristas participam de missa especial em Itabuna. Confira!

, Homilias
Três seminaristas deram alguns passos importantes da formação presbiteral rumo ao sacerdócio durante a celebração eucarística que foi  presidida nesta terça-feira (31), pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos , às 18h, na Paróquia Catedral São José, no centro da cidade de Itabuna, no sul da Bahia.
 
A missa foi transmitida através do canal do Youtube da diocese.
 
No ano dedicado às vocações, três seminaristas deram mais um passo em direção ao Sacramento da Ordem para o serviço da igreja de Jesus Cristo. Eles foram investidos com o hábito talar e a sobrepeliz, durante a celebração. A concelebração foi por: padre Adriano Fernandes; pelo Vigário Geral da Diocese de Itabuna, Padre Nicolau; além dos demais sacerdotes e diáconos.
 
A missa contou com a presença de familiares dos seminaristas e do povo de Deus.
Os seminaristas foram: Fábio Marque dos Santos (da Paróquia São José da cidade de Una) e Yuri Gustavo Cardoso de Jesus (da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do bairro Ferradas em Itabuna).
 
 A Admissão do candidato às Ordens Sacras ocorre quando o seminarista é oficialmente aceito pela Igreja como candidato para o ministério presbiteral. É um rito prescrito pela igreja como mais um passo na caminhada vocacional, que é um período de discernimento, de encontro e de experiência com Jesus Cristo. Representa o primeiro passo dos seminaristas de Teologia em preparação à ordenação e exercício do presbiterado.
Foi admitido o seguinte seminarista: Patrick Santos Pereira. Sua paróquia de origem é a Paróquia Santa Luzia, na cidade de Santa Luzia(BA).
 
 Já a instituição do Ministério de Acólito torna o ministro responsável por algumas funções na liturgia, no cuidado com o altar e auxílio aos celebrantes. É uma das grandes etapas que antecede a ordenação presbiteral, para tornar-se servidor do Povo de Deus, principalmente oferecendo no altar o sacrifício Eucarístico.
Os seminaristas de Teologia que são instituídos ao acolitato também se tornam ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, podendo distribuir a Eucaristia durante a missa ou levá-la aos enfermos.
Ontem dia (30/01), recebeu o Ministério do Acólito, o seguinte seminarista: Ítalo Santana.

Na celebração de hoje, Dom Carlos disse: “Deus os abençoe! Que vocês sigam o caminho de Jesus no mundo. Que vocês sejam agraciados pelo chamados que Deus fez para vocês, tocando em seus corações.

Rezemos por todos os seminaristas e vocacionados de todo o Brasil e, em especial, aos da diocese de Itabuna.”

Deixe uma resposta