Aconteceu o “5º Dia da Mulher Solidário” no dia 23 de março de 2019, realizado nas dependências do Colégio 28 de julho, sito à Rua Santa Rita, Bairro da Califórnia. Uma ação promovida pela Paróquia de Nossa Aparecida e realizada pelo Grupo de Jovens “Filhos do Amado”, contando com o apoio do Conselho de Cidadania Permanente. O evento ainda contou com apoio de alguns grupos e pastorais da Paróquia que ajudaram na infraestrutura.
O evento que teve como objetivo maior homenagear as mulheres da Paróquia e adjacências promovendo momento de cuidados com a beleza, saúde e direitos, foi um grande sucesso em termos de participação e colaboração de Instituições Públicas e Governamentais, além de profissionais liberais e voluntários que ajudaram a abrilhantam o 5º dia da Mulher Solidário.
Orientações jurídicas e outras prestadas pela Defensoria Pública do Estado, assim como apresentações e materiais didáticos foram distribuídos pela Policia Militar da Bahia, através da “Ronda Maria da Penha”. Aferição glicêmica, de pressão e da massa corporal também foram realizados. Ainda no campo da saúde três conceituados médicos de Itabuna fizeram mais de 100 atendimentos. E duas psicólogas também prestaram seus serviços.
Mas foi no campo da beleza que as mulheres mais participam fazendo limpeza de pele, cuidando dos cabelos, das unhas, das sobrancelhas e recebendo orientações, para ficarem ainda mais bonitas. Uma equipe empenhada de profissionais do próprio bairro se colocou à disposição para este belo trabalho.
A criançada não foi esquecida, e olha que os “Filhos do Amado”, promovem um dia dedicado as crianças no mês de outubro. Um grupo durante todo o período do evento cuidou, brincou, e animou a criançada, enquanto as mães aproveitavam dos benefícios proporcionado de forma gratuita.
Vale ressaltar, que o “5º Dia da Mulher Solidário” também faz parte das atividades práticas da Paróquia de N. S. de Aparecida na Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema: Fraternidade e Políticas Públicas inspirada pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).
Podemos destacar com a realização deste “Dia Solidário” alguns pontos ressaltados pelo Texto Base da CF, como por exemplo: “Nesse sentido, importante a presença da Igreja católica, por meio do clero e dos leigos, na busca, na participação e na resolução dos problemas sociais e em todo processo de formulação das Políticas Públicas”, afirma o texto do item 27 do capítulo “ver”. E ainda: “estabelecer parcerias com Defensoria Pública, Controladoria Geral, Advocacia Geral, Procuradoria, Procon, Ministério Público, Fóruns de Justiça, entre outros, para acompanhar e denunciar situações de irregularidades na condução da coisa pública”. E por fim, destacamos: “conhecer serviços mediante os quais a Igreja se faz solidária aos pequeninos das nossas comunidades e empenha-se pela superação das injustiças e pela construção de relações segundo o Evangelho na sociedade;”. Todos estes itens abordados no texto foram trabalhados neste mutirão de solidariedade, além é claro, de chamar a atenção para a necessidade de estabelecimentos de Políticas Públicas, mas efetivas voltadas para as mulheres.
Estão de parabéns os idealizadores, promotores, apoiadores e participantes do “5º Dia da Mulher Solidário”. Nós, do Conselho de Cidadania Permanente- CPP, nos sentimos agraciados e felizes em poder participar de tão nobre e solidário evento.
Texto:Haroldo Heleno/Ascom CCP
Comments
No comment