HISTÓRIA DA PARÓQUIA – A Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no Bairro Alto da Boa Vista, antigo Pacheco, Zonal Centro Sul da Diocese de Ilhéus na Cidade de Ilhéus, começou as suas atividades no ano de 1981, quando ainda era Bispo o nosso Saudoso e querido Dom Frei Valfredo Bernardo Tepe. O Bispo tinha tanto carinho por esta Comunidade que durante 12 anos contribuiu para estabelecer evangelização no Bairro que na época tinha o nome de Alto do Pacheco, juntamente com o Padre Alberto Krushevisk no período de 1981 à 1993.
Os encontros para a Celebração Eucarística, normalmente eram realizados na casa de uma família muito Católica e que tinha juntamente com o Bispo e o Padre, o sonho de se construir uma Igreja no Bairro. A Família de Tia Berta, como era conhecida, contribuiu muito para a realização deste sonho.
Os outros Padres que atuaram antes de ser Paróquia foram os seguintes: Padre Bené – 1993 à 1995; Padre Evandro – 1995 à 1996; Padre Amário – 1996 à 1997; Padre Adauto – 1997 à 1998; Padre Gilberto Antônio dos Reis – Padre Gil – 1998 à 2000; Padre Xavier – 2001 a 2003. Hoje os Limites Geográficos da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, são os seguintes: ao Norte – Paróquia Santa Rita de Cássia, Conquista; ao Sul – Paróquia São Jorge, Centro; ao Oeste –Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Malhado; e ao Leste – Oceano Atlântico.
Já em 2001, na Condição de Quase-Paróquia, veio prestar os seus serviços nesta Comunidade, o Padre Xavier que ficou até o ano de 2003, A Quase-Paróquia, tinha um terreno vasto para atuar, inclusive tendo as Comunidades Nossa Senhora das Vitórias, do Hospital São José, Capela da Piedade (Alto Teresópolis) e São Tiago (Alto da Tapera Velha); hoje, elas não pertencem mais a esta Paróquia, mas temos a alegria de contar com a Comunidade Nossa Senhora de Fátima aqui mesmo no alto da Boa Vista, pois mesmo estando na Parte da Cidade Nova, toda aquela área do lado esquerdo da pista de quem vai do Centro para o Malhado, segundo a Prefeitura de Ilhéus, pertence ao Bairro.
Finalmente, chegou o Grande dia da Criação da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, quando o Bispo Dom Mauro Montagnoli, juntamente com o Padre da época, Edvaldo Oliveira, concluíram o ato de Ereção a Paróquia, que foi no dia 16 de dezembro de 2003, aquela terça-feira à noite foi um dia de Festa e muita Alegria para o Padre, o Bispo e principalmente todos os Fiéis, que ali estiveram presentes, naquele momento tão marcante e histórico, acreditamos que provavelmente na Igreja não coube a grande quantidade de pessoas que compareceram naquela grande Festa de Fé, pois compareceram Fiéis e Padres da nossa Diocese, especialmente das Paróquias dos Zonais Centro Norte e Centro Sul.
A partir daí, tivemos a presença de vários outros Padres que fizeram parte destes 15 anos de Evangelização, foram eles: O Padre Edvaldo Oliveira – 2003 a 2005; Padre Juarez – 2005 a 2007; Padre Gilberto Antônio dos Reis (Padre Gil) -2007 – 2014, até chegarmos ao nosso Pároco atual o Padre João Boaventura Oiticica que tomou posse no dia 14 de janeiro de 2014.
Queremos aqui lembrar também a participação de todos os Fiéis que de forma direta ou indireta, que colaboraram na Construção desta Igreja, dentre eles destacamos Vicente (Mestre de Obras) e Natival (fotógrafo) que batalharam muito para que hoje estivéssemos com uma Igreja muito linda. Não podemos esquecer também dos Catequistas que estiveram aqui com nossas Crianças.
Portanto, exatamente neste domingo dia 16 de dezembro, estamos então completando e comemorando 15 anos de Atuação Evangelizadora no Alto da Boa Vista em Ilhéus, sobe os olhos e a Proteção da Padroeira e Imperatriz da América Latina, e a Intercessão do Índio San Juan Diego (Canonizado no dia 31 de julho de 2002 pelo então Papa São João Paulo II), o Anunciador da Virgem Santíssima, que aqui recebe o Título de Nossa Senhora de Guadalupe.
Informações: Cúria Diocesana, Dom Mauro Montagnoli, Site da Diocese de Ilhéus (http://www.diocesedeilheusba.com.br) e Fiéis da Igreja Matriz no Alto da Boa Vista.
Criação e Edição do Texto: Paulo Costa
Comments
No comment